Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Um narcotraficante apontado como chefe de uma quadrilha de roubos e sequestros no Paraná foi preso nesta quarta-feira (24/09) em Rio do Ouro, Niterói, durante uma operação integrada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar do Rio de Janeiro e a PM do Paraná.

O criminoso é considerado de alta periculosidade e teria ligação direta com o Comando Vermelho, atuando na disputa por rotas de tráfico no Sul do país.

Divulgação/Polícia Civil

Histórico de crimes violentos

O preso já havia sido detido em 2016, após uma troca de tiros na BR-277, em Paranaguá, quando policiais apreenderam pistolas, veículos roubados e uma grande quantidade de drogas. Na época, o grupo também era investigado pelo sequestro de um empresário de Santa Catarina, mantido em cativeiro no litoral paranaense.

Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto — um preventivo e outro condenatório — pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio e organização criminosa.


Captura em Niterói

Após investigações, os agentes descobriram que o líder da quadrilha estava escondido em Niterói. Ele foi capturado sem resistência e encaminhado para cumprir as penas já determinadas pela Justiça.

A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), em conjunto com a Subsecretaria de Inteligência da PMERJ e a PM do Paraná.


Combate ao crime organizado

Segundo as autoridades, a operação é mais uma demonstração da integração entre forças policiais de diferentes estados para enfraquecer as conexões interestaduais do crime organizado.

“O trabalho conjunto é essencial para sufocar facções criminosas que tentam expandir suas ações em diferentes regiões do país”, destacou a Polícia Civil.