Niterói - O chaveiro Vinícius Teixeira, de 34 anos, viveu um começo de manhã frustrante nesta quarta-feira (7). Ao chegar para trabalhar, encontrou sua banca arrombada e furtada na Rua Visconde do Uruguai, no Centro de Niterói. Os criminosos levaram dinheiro em espécie e uma máquina copiadora de chaves avaliada em cerca de R$ 10 mil. (Vídeo abaixo)
Equipamento furtado é de uso específico
Vinícius foi avisado do crime por um porteiro de um prédio próximo, que percebeu a ação criminosa. Segundo o chaveiro, o equipamento roubado só tem valor para quem atua na área, o que reforça a suspeita de que os autores conheciam o funcionamento da máquina.
Para continuar trabalhando, ele contou com a ajuda de um amigo que emprestou uma nova copiadora provisoriamente. Apesar disso, Vinícius demonstra preocupação com a segurança local, principalmente pela ausência de patrulhamento durante a madrugada.
“Durante o dia, vejo os policiais do Segurança Presente circulando, mas os furtos acontecem de madrugada, quando não tem policiamento. Agora vou ter que correr atrás para comprar outra máquina”, lamentou o comerciante.
Polícia Civil investiga e PM promete reforço no patrulhamento
O caso foi registrado na 76ª DP (Niterói) e está sendo investigado pela Polícia Civil. Em resposta ao ocorrido, a Polícia Militar informou que o 12º BPM determinou reforço no patrulhamento da região, com o uso de viaturas, motocicletas e agentes extras escalados por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Em nota, a corporação destacou que muitos crimes contra o patrimônio na região central são praticados por pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que exige ação conjunta de outros órgãos públicos.
A PMERJ reforçou a importância da participação popular, seja através do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, da Central 190, do Aplicativo 190 ou dos registros nas delegacias da Polícia Civil, que são fundamentais para abrir investigações e viabilizar prisões.