MetrôRio
Divulgação: MetrôRio

O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste feriadão (de 20 a 23/11). Na quinta-feira (20/11), feriado de Consciência Negraa operação acontece das 7h às 23h, como de praxe aos feriados. Já na sexta-feira (21/11), o funcionamento será nos horários regulares de dia útil, das 5h à meia-noite. No sábado (22/11), das 5h à meia-noite, com extensão de horário nas estações São Cristóvão e Maracanã; e no domingo (23/11), das 7h às 23h.

Na quinta e na sexta-feira, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

Já no sábado e no domingo, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório.

O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente entre os dias 20 e 23/11. O espaço voltará a abrir as portas na segunda-feira (24/11).

Jogo no Maracanã no sábado 

No sábado (22/11), o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino, às 21h30, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Para facilitar o retorno dos torcedores que vão embarcar no sistema, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão por 1 hora após o término da partida, até 0h30.

As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.

O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

Parada do Orgulho LGBTI+ em Copacabana no domingo 

Já no domingo (23/11) acontece também a 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, a partir das 11h, no Posto 5, na Praia de Copacabana. O metrô é a melhor opção de transporte público para chegar e voltar do evento. Na ida, a recomendação do MetrôRio é que o público desembarque na estação Cantagalo. Já no retorno do evento, que dê preferência à estação Siqueira Campos.

Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária: Link.

Funcionamento do metrô neste feriadão e fim de semana (20 a 23/11)

Metrô – Linhas 1, 2 e 4 

Quinta-feira (20/11) e domingo (23/11): das 7h às 23h

Sexta-feira (21/11): das 5h à meia-noite

Sábado (22/11): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão por 1 hora após o término das partidas, até 0h30; e as demais estações apenas para desembarque após meia-noite.

Transferência entre as linhas 1 e 2

Quinta (20/11), sexta-feira (21/11): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

Sábado (22/11) e domingo (23/11): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório