
Niterói - Uma ação integrada entre a Prefeitura de Niterói e as forças de segurança resultou na prisão de um assaltante na manhã desta quinta-feira (3) no Centro de Niterói. O suspeito havia cometido um roubo contra uma estudante na tarde de quarta-feira (2), na Rua Adalgisa Monteiro, no bairro de Itaipu, na Região Oceânica. (Vídeo abaixo)
Sistema de cercamento eletrônico identificou o carro usado no crime
A prisão foi possível graças ao monitoramento inteligente do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que identificou o veículo utilizado no assalto — um Gol prata, placa OUF2B72. A partir da detecção automática, os guardas municipais acionaram as forças policiais.
Participaram da operação equipes do 12º BPM, 81ª DP (Itaipu), Delegacia de Homicídios de Niterói (DHNSG) e o programa Segurança Presente. O veículo foi interceptado no Centro de Niterói, onde o criminoso foi abordado e detido.
Prefeito destaca eficácia do CISP e uso de tecnologia no combate ao crime
O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância do investimento contínuo em tecnologia e integração entre os órgãos de segurança pública:
“Mais uma vez, o uso de tecnologia e a integração entre o Cisp e as forças de segurança garantiram uma resposta rápida e eficaz. Seguiremos investindo para tornar Niterói cada vez mais segura. Desde sua criação, o cercamento eletrônico do Cisp já possibilitou a recuperação de quase 650 veículos ligados a crimes. São 522 câmeras espalhadas pela cidade, incluindo 120 com leitura automática de placas, além de 10 portais de segurança”, destacou.
Simulacro de arma e celulares foram apreendidos
Com o suspeito, os agentes apreenderam um simulacro de arma de fogo e dois celulares, sendo um deles possivelmente da vítima. A estudante foi localizada e conduzida à 81ª DP, onde prestou depoimento sobre o ocorrido.
O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, também reforçou o papel fundamental da tecnologia no sucesso da ação:
“Essa ocorrência mostra o quanto a integração entre as forças e o papel do Cisp são excepcionais. O alerta foi decisivo, e as equipes mais próximas conseguiram fazer a prisão. A tecnologia, aliada ao trabalho conjunto, tem feito a diferença no combate ao crime”, afirmou.