O Vaticano detalhou nesta terça-feira (22) o cronograma das exéquias do papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira. As cerimônias seguirão o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, protocolo oficial que rege os ritos fúnebres de um Pontífice Romano. (Vídeo abaixo)
Corpo será levado à Basílica de São Pedro
Na quarta-feira (23), às 9h (horário local), o corpo do papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em Roma. A procissão fúnebre será conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, e seguirá pela Praça Santa Marta, passando pelo Arco dos Sinos, até a entrada principal da Basílica Vaticana.
Diante do Altar da Confissão, ocorrerá uma Liturgia da Palavra antes do início do período de visitação pública à urna mortuária, momento em que fiéis poderão se despedir do Santo Padre.
Missa solene e sepultamento no sábado (26)
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro, e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, tradicional novenário de orações que dura nove dias em homenagem ao papa falecido.
Após a missa, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, momentos solenes de despedida. Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento do papa Francisco.
Líderes mundiais confirmam presença
Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram presença nas cerimônias em homenagem ao Papa Francisco, que marcou seu pontificado com gestos de humildade, apelos pela paz mundial e atenção especial aos mais pobres e marginalizados.