Na tarde desta quarta-feira (23), a orla do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é palco de um violento confronto envolvendo dezenas de torcedores vândalos do Peñarol, que está na cidade para a partida contra o Botafogo pela Libertadores. A confusão começou quando um grupo de torcedores uruguaios, muitos com o rosto coberto, desembarcou de ônibus de turismo e iniciou ataques contra policiais militares na praia. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChq – PMERJ) chegou no local e começa a controlar a situação. Um ônibus foi incendiado.
Confronto e destruição na orla
Utilizando paus, pedras e garrafas, os torcedores entraram em confronto com a polícia, que tentou conter a situação com bombas de efeito moral. Mesas e cadeiras de quiosques foram saqueadas e usadas como escudos pelos torcedores, enquanto objetos de barracas de praia, como paus, viraram armas. Colocaram fogo em motos estacionadas. As pistas da Avenida Lúcio Costa precisaram ser fechadas em diversos momentos, entre 12h e 12h40, devido à presença dos torcedores na via.
Saques e danos
Comerciantes locais também foram alvos da violência, com relatos de saques. Um torcedor uruguaio foi preso mais cedo por furtar um celular em um quiosque, sendo levado para a 42ª DP e posteriormente encaminhado à 16ª DP. Além disso, várias barracas de praia, carros e motos estacionados na área foram danificados durante o tumulto.
Câmeras registram o caos
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que alguns torcedores saqueavam barracas e utilizavam os itens roubados no confronto com a polícia. Apesar das tentativas de dispersar o grupo, os torcedores, em maior número, não foram contidos até as 12h45.
Partida decisiva
O Peñarol enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira à noite, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pelas semifinais da Libertadores. Até o momento, não há relatos de envolvimento de torcedores do Botafogo no confronto.