Esportes

Rio e Niterói apresentam candidatura para sediar o Pan 2031

Rio e Niterói apresentam candidatura para sediar o Pan 2031 em evento da Panam Sports. Disputa é com Assunção; decisão sai em outubro.

Divulgação
Divulgação

Rio de Janeiro e Niterói apresentaram, nesta sexta-feira (8), em Assunção (Paraguai), sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A proposta foi detalhada durante a 63ª Assembleia da Panam Sports, que reúne representantes dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.


Delegação de peso

A apresentação contou com o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói), além da vice-prefeita de Niterói e medalhista olímpica Isabel Swan.

O grupo foi reforçado por nomes históricos do esporte, como Hortência Marcari, Thiago Pereira, Bernard Rajzman e Emanuel Rego.

O Presidente do COB ressaltou que os Jogos Pan-americanos de 2031 terão o compromisso de acelerar o desenvolvimento coletivo do esporte pan-americano.

“Rio de Janeiro e Niterói estão prontas para receber novamente as Américas. Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031. Nossa candidatura é um chamado à transformação esportiva de todo o continente. Queremos intensificar o intercâmbio entre todos os 41 Comitês Olímpicos Nacionais como caminho estratégico para acelerar o desenvolvimento do esporte brasileiro e de toda a região. disse Marco La Porta. Isso se dará por meio de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes. “Este é um legado verdadeiro para as Américas, e que queremos iniciar agora”, completou La Porta.

Divulgação

Niterói no centro do projeto

O prefeito Rodrigo Neves destacou que Niterói é a cidade brasileira com mais medalhas olímpicas e que a realização do Pan deixaria um forte legado esportivo.

“Reiteramos as garantias concedidas pela Prefeitura de Niterói para, junto com o Rio de Janeiro, realizar Jogos Pan-Americanos memoráveis em 2031, com um forte legado esportivo para as Américas. Niterói e Rio estão unidas por esse mesmo propósito”, disse o prefeito de Niterói, que ainda destacou que Niterói é a cidade com mais medalhas olímpicas no Brasil e acredita no esporte como forma de transformação social e na integração das Américas como chave para o desenvolvimento esportivo.

Isabel Swan ressaltou que a infraestrutura esportiva já existente permitirá foco total na excelência de serviços e na experiência dos atletas.

“Como alguém que viveu essa experiência como atleta, é uma honra integrar um projeto que coloca o esporte e os atletas no centro dos Jogos. Com a maior parte das instalações já prontas, poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível”, destacou Isabel Swan, medalha de bronze na vela nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.


Compromisso com o desenvolvimento esportivo

O presidente do COB afirmou que a candidatura é um “chamado à transformação esportiva” nas Américas, com intercâmbio, clínicas e treinamentos para atletas e técnicos antes mesmo de 2031.

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, reforçou os aspectos de infraestrutura existente, como ampla rede hoteleira. Destacou o uso racional dos recursos, incluindo a utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção da Vila Pan-americana, na Zona Portuária. Ele destacou ainda a ampliação do projeto Time Rio e da rede de centros de treinamento para iniciação esportiva.

“Organizar grandes eventos que encantam o mundo está no nosso DNA. Mas junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto “, enfatizou Paes.

Divulgação

Disputa e decisão final

A candidatura disputa a sede com Assunção, que também apresentou seu projeto nesta sexta-feira. A cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será escolhida em outubro, durante assembleia da Panam Sports em Santiago, no Chile.