Notícias

Prefeitura quer ouvir moradores sobre ônibus elétricos em Niterói

Prefeitura quer ouvir moradores sobre ônibus elétricos em Niterói

A Prefeitura de Niterói quer ouvir a população sobre a iniciativa de implementar ônibus elétricos na cidade. A consulta está disponível até o dia 10 de novembro na plataforma Colab através do link https://consultas.colab.re/onibuseletrico. Abaixo um vídeo do ônibus elétrico flagrado por um leitor:

Testes

A fase de testes com o ônibus elétrico começou no dia 20 de setembro pela linha 49. Naquela data, o prefeito Axel Grael falou da importância de testar diferentes tecnologias antes de adotar um modelo de transportes público sustentável para a cidade. “Estamos testando as diferentes tecnologias para termos certeza de que a autonomia e os parâmetros técnicos, que são anunciados pelos fabricantes, são os adequados para Niterói. O ônibus elétrico é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera, e uma solução que tem a ver com o nosso compromisso climático para Niterói”, disse Axel Grael.

O secretário Renato Barandier, que coordena o processo de aquisição dos ônibus elétricos, disse que o período de testes será fundamental para uma decisão da prefeitura e dos consórcios sobre os investimentos na tecnologia.

Renato Barandier disse que, com esse período de testes, os consórcios vão poder conhecer a tecnologia empregada neste tipo de veículo, fazer avaliações operacionais de custo, de manutenção e entender a sua eficiência. Segundo ele, os empresários vão poder comparar o ônibus elétrico com o ônibus tradicional, movido a óleo diesel. Ele espera que, ao final desta avaliação, já se tenha uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental que os ônibus elétricos têm a oferecer para Niterói.

Especificações

O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de uso.