O Parque Rural de Niterói iniciou, nesta terça-feira (16), a primeira etapa do Projeto Memórias. A iniciativa propõe resgatar e documentar a memória do espaço, além de alimentar sites de informação e publicação de material sobre o espaço.
A coordenadora do Parque, Simone Siqueira, explica como vai funcionar esse resgate das memórias.
“Através de registros como vídeos, fotos, arquivos e captações de histórias orais, o projeto visa a reconstruir a trajetória do espaço até os dias atuais. Outro ponto é disponibilizar as informações que atualmente se encontram escassas em plataformas de pesquisa, por exemplo”, destaca a coordenadora.
Em um primeiro momento a equipe de Cultura e Comunicação está solicitando material visual tanto atuais como antigos e indicação de possíveis pessoas envolvidas com a formação do Parque Rural, restabelecendo vínculos com o intuito de produzir conhecimento, aprimorar e fortalecer a identidade local.
“O processo de investigação sobre o passado também favorece a descoberta e a valorização da história da própria cidade”, ressalta Simone.
O projeto vai catalogar e gerar informações e conhecimento acerca das principais características que constituem a realidade e história do local. O material será divulgado nas redes sociais, disponibilizado para as plataformas de pesquisa e, futuramente, a ideia é a produção de um documentário e a publicação de um livro.
Todas as pessoas que desejam contribuir e participar podem enviar mensagens pela página do Parque Rural de Niterói nas redes sociais (https://www.facebook.com/