Os dez anos da Operação Lei Seca foram comemorados, nesta terça-feira (19), com missa em ação de graças, na Candelária, no Centro. A celebração de uma década de trabalho em ações de fiscalização e conscientização, em parceria com o Detran-RJ, reuniu integrantes da ação permanente, além de autoridades do Governo do Estado.
“Celebrações como esta mostram que estamos no caminho certo. Programas como estes perpassam governos. E o primeiro acerto de nossa gestão foi não ter mexido brutalmente em nada que dava certo. Estamos aqui para dar continuidade a este trabalho e melhorá-lo no que for preciso. Essa é uma celebração de continuidade. Mando aqui a mensagem do governador Wilson Witzel de reafirmar nosso compromisso com esta iniciativa” afirmou o vice-governador, Cláudio Castro.
Desde sua criação, mais de 3,6 milhões de motoristas foram abordados em mais de 22 mil blitzes em todo o estado. Neste período, o número de flagrados nas blitzes dirigindo sob o efeito de álcool foi reduzido à metade.
“Lidamos com vidas, que são valores imensuráveis. Quando assumimos, fui avisado pelo governador que este era um case de sucesso e que deveríamos continuar e intensificar esta operação. Esta é uma missão que recebi com muito orgulho” disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gutemberg de Paula Fonseca.
Referência
Política pública que serve de referência para 23 estados do país, a Operação Lei Seca já recebeu comitivas de Pernambuco, Acre, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Alagoas; além de duas delegações internacionais (Venezuela e Espanha).
“O Detran-RJ tem orgulho de fazer parte disso. Estamos proporcionando para a população um trânsito mais seguro e mais humano” ressaltou o presidente do Departamento de Trânsito, Luiz Carlos das Neves.
Além das fiscalizações, que contam diariamente com 200 agentes, as ações de educação da Lei Seca reforçam a recomendação de não dirigir depois de beber. Desde 2009, mais de 2.700 palestras foram realizadas em escolas, universidades e empresas de todo o estado, contando com a participação de 28 pessoas com deficiência (PCD) – vítimas de acidentes de trânsito provocados por consumo de álcool.
“Com esta ação, buscamos mudar o comportamento da sociedade. A população aprova a nossa operação. A sociedade já percebeu que há um trabalho de educação e prevenção e também de inclusão social, já que temos na equipe cadeirantes que atuam em nossas ações educativas” explicou a coordenadora da Operação Lei Seca, Verônica de Oliveira.
Números expressivos
Desde a criação da Operação Lei Seca até o último dia (18), 3.609.752 motoristas foram abordados em 22.393 ações de fiscalização em todo o Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, 613.590 veículos foram multados, 122.497 veículos foram rebocados, 196.862 motoristas tiveram a CNH recolhida e foi identificada embriaguez em 215.617 motoristas.
Cerimônia de premiação
Na próxima quinta-feira (21), às 18h, haverá cerimônia de entrega de premiação para entidades e pessoas que contribuíram com os 10 anos de história da Operação Lei Seca, no Palácio Guanabara.
Fotos: Philippe Lima