O sociólogo português Boaventura Sousa Santos fará a abertura do seminário “Democracia e Gestão Pública no Século XXI”, que será realizado no Teatro Popular e no auditório do Caminho Niemeyer, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. O evento, realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com o Instituto Novos Paradigmas, será aberto ao público, gratuito e contará com a participação de diversos especialistas, pesquisadores, gestores e ativistas.
Com o objetivo de promover um ambiente de diálogo em torno dos principais desafios da gestão pública na atualidade, o Seminário vai reunir diferentes visões sobre o desenvolvimento das instituições que constituem as administrações públicas em várias esferas. Serão debatidas questões cotidianamente enfrentadas por essas esferas como, por exemplo, “transparência” e “participação”, temas centrais dos debates.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 31 de agosto
Local: Teatro Popular de Niterói
18h – Abertura: Luciana Barreto; Rodrigo Neves; Tarso Genro
18h45 – Conferência de Abertura – Prof. Boaventura de Sousa Santos
Dia 01 de setembro
Local: Auditório Caminho Niemeyer
10h – “Participação e democracia no século XXI”
O objetivo deste painel é refletir sobre as possibilidades democráticas abertas pela comunicação digital, pela emergência de movimentos sociais organizados em rede e pelas mudanças no tecido social das sociedades pós-industriais. Novas dinâmicas sociais, novos sujeitos e novos impasses pressupõem a emergência de uma democracia renovada. A crise de legitimidade das instituições da democracia representativa só será superada a partir de um novo pacto democrático a ser construído a partir do diálogo e da participação efetiva da cidadania.
Participantes: Ivana Bentes; Renato Rovai; Tiago Peixoto; Axel Grael (Mediação)
11h30 – “Cidades inteligentes e desenvolvimento econômico local”
As cidades são o espaço privilegiado para a experimentação de novas possibilidades econômicas e de organização da vida em sociedade. O debate sobre instrumentos de gestão inteligente das cidades vem ganhando relevância crescente nos últimos anos. Da mesma forma, novos arranjos econômicos, novos negócios, novas relações de trabalho e geração de renda geram tensões e abrem inúmeras possibilidades para o desenvolvimento econômico local. Refletir sobre essas duas questões (smart cities e desenvolvimento local) de forma integrada é o objetivo deste painel.
Participantes: Bruna Santos; Eduarda La Rocque; Leonardo Muls; Giovanna Victer (Mediação)
SERVIÇO:
Seminário “Democracia e Gestão Pública no Século XXI”
Datas: 31 de agosto e 01 de setembro de 2018, sexta e sábado
Local: Teatro Popular e Auditório do Caminho Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói-RJ
ENTRADA GRATUITA
Na fotos: O sociólogo português Boaventura Sousa Santos