Notícias

Niterói recebe grandes eventos neste final de semana!

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Curta o fim de semana em Niterói com atividades para todos os gostos e bolsos! Estão programados shows gratuitos, festival, exposições, atividades culturais, espetáculos teatrais, atividades esportivas, gastronômicas, e muito mais! Já salva este post e leia até o final para não perder nada!

Para te ajudar a aproveitar tudo, o cidadedeniteroi.com preparou uma listinha muito especial. É só escolher o passeio que mais combina com você. Ahh, e até sábado alguns eventos novos podem entrar na nossa listinha, fique sempre acompanhando as atualizações!

Vem cá dar uma olhada no mega roteiro que o cidadedeniteroi.com fez com atividades imperdíveis para você relaxar durante o fim de semana:

» Maior festival de torresmo do Brasil em Niterói

Maior Festival de Torresmo do Brasil chega a Niterói

O maior festival de torresmo do Brasil, evento consagrado no quesito de carne suína chegou em Niterói, nesta quinta feira (22) e segue até domingo (25), das 12h às 22h. A entrada é gratuita. O festival, que acontece no Shopping Multicenter Itaipu, Região Oceânica de Niterói, tem o consumo previsto de cerca de 10 toneladas de proteína suína, com pratos como porco joelho de porco, leitão à pururuca, torresmo de rolo, recheado e mineiro, costela suína, pernil, pancetta, entre outras delícias. No menu do chef Adan Garcia, está seu premiado Baião de Dois e o Arroz Carreteiro, que promete trazer o melhor da culinária mineira.

Além disso, o evento conta com outros 20 expositores (food trucks e barracas) que, além de oferecerem pratos suínos, trabalham com gastronomia variada, que vai de hambúrguer até acarajé. E, claro, o chopp artesanal não pode faltar.



Pioneiro e considerado, hoje, o maior Festival do Torresmo do Brasil, o evento já reuniu mais de 4 milhões de pessoas ao longo de suas mais de 100 edições, e apresenta o melhor da gastronomia com shows para vários gostos musicais. Além da gastronomia impecável, e com uma variedade para agradar a todos os paladares, o evento conta com uma programação musical trazendo os melhores covers de bandas nacionais e internacionais, nos estilos pop rock e sertanejo.

“Estamos bem otimistas para mais essa edição, e esperamos mais de 50 mil pessoas ao longo dos quatro dias. É um evento que vem conquistando cada vez mais o público pelo Brasil”, comenta Eduardo Bueno, organizador do festival.

Arquivo | Outra edição do Maior Festival de Torresmo do Brasil

  • O Maior Festival do Torresmo do Brasil
  • Data: 22 a 25 de setembro de 2022
  • Horário: das 12h às 22h
  • Local: Shopping Multicenter Itaipu
  • Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Itaipu, Niterói
  • Entrada gratuita
@festivaldotorresmooriginal




» Niterói homenageia Clube da Esquina

Foto: Paula Castelo Branco/ acervo Museu Clube da Esquina

Niterói homenageia o Clube da Esquina com cinco dias de atrações na cidade. Além dos shows no Theatro Municipal, que já aconteceram nesta quarta (21) e quinta (22), e no palco Marazul, em Piratininga, do dia 23 a 25, a Prefeitura organiza outros quatro palcos espalhados pelo município para receber atrações em homenagem à influência que a cidade teve na concepção do álbum, um dos mais premiados do país. Entre os dias 23 e 25 de setembro, os bairros de São Francisco, Jardim Icaraí, Fonseca e Barreto também terão apresentações musicais inspiradas no disco. O evento “Niterói e o Clube da Esquina” conta com o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), da Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).



A programação dos palcos alternativos contará com shows do grupo Cambada Mineira e de Claus Mózi na sexta (23); Wagner Tiso e Toninho Horta, Bellizar Luar, Karina Pontes, Luiza Reis e Raphaello Mazzei no sábado (24); e de Toninho Horta e Wagner Tiso, Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana, Igor Carvalho e Marabó no domingo (25).

  • Programação principal

Nesta quarta (21), Theatro Municipal foi a vez do palco de um talk show com Mayrton Bahia, Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e Marcos Sabino, com moderação de Chris Fuscaldo. Na quinta (22), Wagner Tiso Trio e Toninho Horta apresentaram um show no Theatro.

Já o palco Marazul, em Piratininga, terá programação a partir das 19h, de sexta (23) a domingo (25). Na sexta, a apresentação será de Lô Borges; no sábado, o violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota, abre o show “Viva Milton – nosso Bituca” com artistas da cidade; na sequência, será a vez de Beto Guedes subir no palco. No domingo (25) , será a vez de Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes se apresentarem. Uma exposição fotográfica com imagens inéditas dos músicos na cidade na época da produção do disco estará à mostra nos locais do evento também.




Ligação entre Niterói e Clube da Esquina – Segundo Marcos Sabino, cantor e idealizador do evento, Milton Nascimento trouxe Lô Borges e Beto Guedes para o Rio e, depois de algum tempo, alugaram uma casa em Niterói, no bairro de Piratininga, na prainha, na encosta do Marazul, como era chamado o local na época. Lá se inspiraram para compor várias canções que fazem parte do disco que foi aclamado como o mais importante disco da história da MPB. “Eu sempre achei que essa história, por tantos anos submersa, deveria ser contada e reverenciada como um presente aos niteroienses e a esses personagens que são referência de tantas gerações, em especial a dos anos 70, que viveu esse tempo lindo da música e bebeu dessa fonte da música mineira. E, agora niteroiense também.”

  • O Clube da Esquina

Com 21 músicas que ultrapassam uma hora de som, o álbum duplo é oficialmente creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, no entanto é um trabalho de grupo, formado pelos dois e pelos músicos Beto Guedes, Toninho Horta, Flavio Venturini, Tavito, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Nelson Angelo, Alaíde Costa, Robertinho Silva, Luiz Alves, Vermelho e Rubens Moreira Filho.

O álbum Clube da Esquina foi organizado conceitualmente pelo poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos. O disco foi lançado no Brasil em 1972 pela EMI-Odeon e chamou atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. Clube da Esquina foi eleito pela versão brasileira da revista Rolling Stones como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Em setembro de 2012, foi eleito pelo público da rádio Eldorado FM, do portal Estadão.com e do Caderno C2+Música (do jornal O Estado de S. Paulo) como o segundo melhor disco brasileiro da história. Em 2022, foi eleito como o Melhor Disco Brasileiro de Todos os Tempos, pelo podcast Discoteca Básica, que ouviu 162 especialistas. Além disso, em diversas resenhas, segue aclamado como um dos álbuns mais marcantes da carreira de Milton Nascimento e Lô Borges, assim como da própria MPB.




  • Niterói e o Clube da Esquina

21 a 25 de setembro

Gratuito

23/09 (sexta-feira) – 19h

Show do Lô Borges

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

24/09 (sábado) – 19h

Show “Viva Milton – nosso Bituca”

Com artistas da cidade – Marcos Lima, Enzo, Felipe Ferreira, Yuri Corbal, João Gabriel e Canequinha (Quarteto), Dalto, Ithamara Koorax, Marcos Sabino, Altay Veloso, Beth Bruno, Negamanda, Renato Novaes, Lucynha Lima, Carmo Soá

Abertura do Violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

Show Beto Guedes – 21h

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

25/09 (domingo) – 19h

Show Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

23 a 25/09 – (sexta, sábado e domingo)

Local: Palco Marazul – Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)

  • Niterói e o Clube da Esquina – Palcos Alternativos

23 a 25 de setembro

Gratuito




Sexta-Feira – 23 de setembro

Cambada Mineira – Palco Jardim Icaraí – 19h

Claos Mózi – Palco São Francisco – 19h

Sábado, 24 de setembro

Wagner Tiso recebe Toninho Horta – Palco do Horto do Fonseca – 11h

Belliza Luar – Palco Jardim Icaraí – 15h

Karina Pontes – Palco Jardim Icaraí – 17h

Luiza Reis – Palco São Francisco – 19h

Raphaello Mazzei – Palco São Francisco – 21h



Domingo, 25 de setembro

Toninho Horta recebe Wagner Tiso – Palco do Horto do Barreto – 15h

Choro na Rua – Palco Jardim Icaraí – 15h (participações de Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana)

Igor Carvalho – Palco São Francisco – 17h

Marabó – Palco São Francisco – 18h

Endereços

Palco Jardim Icaraí: Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)

Palco São Francisco: Praia de São Francisco

Palco do Horto do Fonseca: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca

Palco do Horto do Barreto: R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto

» ITB Feira com festival de petiscos

Arquivo | ITB

Nesta edição da tradicional ITB Feira de Moda, além do melhor da moda, arte, décor, tattoo, gastronomia e música no mesmo lugar, vai rolar um mega festival de petisco. O evento acontece neste final de semana, sábado (24) e domingo (25) das 13h às 22h, no Reserva Cultural Niterói. A programação musical também chega com novidades, confira o Line UP preparado:




Sábado 24/09

  • Banda I Wanna Be – Tributo a Pitty e Divas Rock
  • Banda Anzo @anzobanda
  • Banda Red Plush @redplushoficial
  • The Mister @themisterrock

Domingo 25/09

  • Banda @srjoserock
  • Banda Emo Neves Dies @end.emoneverdies
  • Banda O Coro – Tributo CHARLIE BROWN jr @ocorooficial
  • Valério Araújo – Tributo ao Poeta @valerioaraujo.oficial

O Reserva Cultural Niterói fica na Av Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói, o evento tem entrada gratuita e é pet friendly. A produção do evento informou que tem estacionamento no local.



» “Choro na Rua” no Polo Gastronômico de Icaraí

Foto: Sinfônica Ambulante

Neste domingo, dia 25 de setembro, a Fundação de Arte de Niterói apresenta mais uma edição do “Choro na Rua” no Polo Gastronômico de Icaraí, às 17h, com participação especial dos músicos Chico Alves e Lê Santana. O evento contará com abertura da Sinfônica Ambulante, às 15h.

No repertório estão clássicos do choro e do samba executados em uma roda liderada pelo compositor e trompetista Silvério Pontes, e composta pelos músicos Alexandre Romanazzi (flauta), Daniela Spielmann (sax), Bebê Kramer (acordeom), Tiago Souza (bandolim), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Charles (violão), Henrique Cazes (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Rodrigo Jesus (percussão). A atração é gratuita e apropriada para toda a família. por fim.




“Choro na Rua” – convidados: Chico Alves e Lê Santana
Abertura: Sinfônica Ambulante
Data: Domingo, 25 de setembro de 2022
Horário: 15h (show de abertura – Sinfônica Ambulante). 17h (Choro na Rua)
Classificação indicativa: livre
Evento gratuito
Local: Polo Gastronômico de Icaraí – Rua Doutor Leandro Mota




» Semifinal de Samba na Quadra da Viradouro

A Unidos do Viradouro está na reta final da escolha do samba-enredo para o Carnaval 2023. A emoção vai tomar conta da quadra da escola que já está preparando o coração, pois as torcidas estão cada vez mais animadas. A semifinal acontece neste sábado, dia (24/09). A Viradouro convida todos a participarem desta grande festa!

  • ▶️ ABERTURA DOS PORTÕES: 19H
  • ✅ INÍCIO ÀS 20H
  • 🎟 ENTRADA: R$ 10,00
  • 🥁Apresentação da Virashow
  • 📍Quadra da Unidos do Viradouro – Av. do Contorno nº 16 – Barreto / Niterói




» Niterói recebe o maior festival de esportes aquáticos do mundo

A partir desta sexta-feira (23), Niterói sedia a última etapa do campeonato Aloha Spirit Festival 2022, o maior festival de esportes aquáticos do mundo. Na programação, atividades abertas à participação de atletas amadores e consagrados: natação em águas abertas, Canoa Polinésia, Stand Up Paddle, Paddleboard e Surfski.



O Aloha Spirit Niterói contará pontos para a Copa Brasil de Va’a para OC6, V6 e V3, ranking válido para as provas de longa distância conforme o regulamento da Copa. Já a competição de Stand Up Paddle será válida para o campeonato estadual.

Ádamo Mello

De acordo com a organização do evento, já são cerca de 1.400 atletas inscritos de 16 estados brasileiros e de países como Argentina e Peru. “Somos um festival de esportes aquáticos para quem ama o mar. Para muitos somos o primeiro evento escolhido para ser disputado. Para muitos outros, somos o principal”, explica João Castro, diretor do Aloha Spirit.




A prova de natação em mar aberto será realizada na Arena Itaipu, na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, e as demais provas e atividades paralelas, como yoga, shows, clínicas e palestras, na Arena Geral, na Praia de São Francisco. “É um prazer Niterói sediar mais um grande evento esportivo aquático, ainda mais esse multi evento, um dos mais conhecidos mundialmente. Ter o Aloha Spirit na nossa cidade é de extrema importância. Com isso, Niterói vem se consolidando, ainda mais, como a cidade dos esportes, não só por sediar grandes competições, mas como celeiro de grandes atletas”, ressalta Luiz Carlos Gallo, secretário municipal de Esporte e Lazer.



A programação começou nesta sexta-feira (23), com uma sessão de cinema ao ar livre, em São Francisco, a partir das 13h, exibindo o Aloha Spirit de Cinema. Neste sexta, a programação prossegue até as 20h com a entrega de kits de competição, troca de lixo eletrônico por brindes, oficinas educativas, teatro ambiental “Mar de Soluções”, aula gratuita de dança polinésia, show com Bob Arau Blues Trio e, a partir das 19h, Congresso Técnico Obrigatório de Va’a com João Castro e Lana Dunaev. Também hoje, em Itaipu, aconteceu o Projeto Vou de Canoa (educação ambiental e vivência com Canoa Polinésia).

Ádamo Mello

No sábado (24), as atividades começam bem cedo, às 6h, nas duas arenas. Para São Francisco estão programados: provas de canoa master e amador, yoga aberta ao público, provas de stand up paddle pró, amador e júnior, paddleboard pró e amador, canoa amador feminino open e master, surfski pro, canoa OC6 feminino open e master, V1, OC1 e OC2 pró e amador; canoa OC6 Amador Mista Open, Master, Junior e kids; Canoa V3 Amador e Parava Open, fechando com a Festa Aloha Spirit, a partir das 19h com a banda Salnaveia. Em Itaipu, a arena abre às 6h, mas a primeira prova, Natação Long 5Km está marcada para às 8h; às 12h será a vez da natação em águas abertas Short 1,5Km; às 14h30, categoria Cruise 2,5Km e, encerrando, às 16h, a Sprint 500m.

No domingo (25), tem natação em águas abertas em Itaipu, a partir das 7h com revezamento 2X600m e festival Kids 200. Para São Francisco, a programação inclui Copa Brasil de Va’a Pró Overall Canoas OC6 e V6, Master 40 e 50, Pró Mista e V3 Pró, Masculina, Feminina e Mista; Stand Up Paddle Kids, Técnica Pró 14’ e Técnica Amador; Canoa OC1 Kids e, a partir das 8h, yoga aberta ao público.




“O Aloha Spirit Festival é hoje considerado o maior festival de esportes aquáticos do mundo, um evento que tem sete modalidades aquáticas e chega finalmente a Niterói, essa grande cidade regada de modalidades esportivas e capital do va’a, a canoa havaiana. Mas o que é mais legal é que o Aloha não é um evento exclusivo para competidores, ele é aberto ao público com uma vasta programação com festival de cinema, com teatro ambiental para as crianças, aula gratuita de dança polinésia e um show ao vivo de blues com um trio incrível e, no sábado, a festa Aloha Spirit. Tudo isso na arena, então estão todos convidados e registro a minha gratidão ao povo de Niterói e ao poder público que abraçou o nosso evento. Aloha!”, afirmou João Castro.



O Aloha Spirit Festival 2022 é uma realização da Associação Magna de Desportes, produção da Ecooutdoor Sports Business, com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O evento também tem parceria com o Restaurante Office, Wlenet, Mentalize, Ambiensys, Speedo, GShape, Rumo Paddles e Nabil.

Atleta de stand up paddle, a niteroiense Lena Guimarães Ribeiro, está liderando a competição na modalidade e comemorou a realização da prova na cidade. “O Aloha Spirit é um evento muito especial, pois além da competição de alto nível, é uma grande confraternização entre as diferentes modalidades de esporte de mar. A última etapa ser em Niterói é ainda mais especial, porque nasci e cresci na cidade, onde eu morei até os 23 anos. Aqui é onde estão meus amigos e minha família, sem falar que Niterói tem uma raia sensacional para remar: água lisa, abrigada e uma vista maravilhosa. A gente rema contemplando uma paisagem inacreditável. Não tinha melhor lugar para a gente fechar esse circuito e eu espero fechar com a vitória”, afirma Lena.




  • Atividades além-mar

Enquanto os atletas se aventuram no mar, diversas atividades acontecem em paralelo na areia: descarte de lixo eletrônico, exposição do Projeto Aruanã que faz o monitoramento de tartarugas marinhas na Baía de Guanabara e adjacências.

» Dia na Bicicleta no Campo de São Bento

Em continuidade às comemorações pelo Mês da Mobilidade em Niterói, o Programa Niterói de Bicicleta fará uma programação especial no Campo de São Bento neste próximo sábado (24). O evento vai das 10 às 18h e contará com uma série de atividades, como a Escola Bike Anjo, rodas de conversa, palestras, exposição de bikes históricas, exposição de fotografias, apresentações musicais e feiras.

Para o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, essa é uma oportunidade de falar sobre as questões de mobilidade em Niterói.“O ciclo de ações que envolve o evento no Campo de São Bento, as mais de 60 atividades da Semana da Mobilidade e a campanha ‘Vou de Bike Por Niterói’ que está nas ruas da cidade, são o resultado da ampliação dos investimentos na educação e cultura da bicicleta em nossa cidade. Fortalecemos desta forma o uso da bicicleta como uma solução de transporte democrática e sustentável com segurança e respeito”, afirma.

O Mês da Mobilidade em Niterói é organizado pela Empresa Municipal de Trânsito e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta. No total, serão quase 50 eventos sobre educação para o trânsito, segurança viária e mobilidade Ativa distribuídos ao longo do mês. O Mês da Mobilidade está inserido na Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro.



» Authentic Games é a nova atração das crianças no Plaza Niterói

Programação conta com cama elástica, piscina de bolinhas e cabine de jogos. Evento acontece de 16 de setembro a 30 de outubro

A programação infantil está de volta à Praça de Eventos do Plaza Niterói. A atração, inspirada no Authentic Games, canal de sucesso no Youtube produzido por Marco Túlio — que traz vídeos sobre jogos online —, conta com cama elástica, painel temático para fotos, personagens em 3D, piscina de bolinhas com escorrega e cabines de jogos de vídeo game. O evento acontece de 16 de setembro a 30 de outubro, no horário de funcionamento do shopping, administrado pela brMalls.

O Authentic Games disponibiliza sessão de 20 minutos (R$35) ou de 50 minutos (R$50). O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito, direto na bilheteria do evento. A classificação etária é a partir de 3 anos; crianças com até 4 anos devem estar acompanhadas pelo responsável, que tem direito a entrada gratuita.




Quem é cadastrado no Programa de Relacionamento têm vantagens: clientes 1 estrela ganham 15% de desconto no valor do ingresso; duas estrelas, 30%; e 3 estrelas, 50%.

Authentic Games

  • Data: de 16 de setembro a 30 de outubro.
  • Horário: segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, das 13h às 21h; feriados, das 13h às 21h.
  • Valor: 20 minutos por R$ 35,00 e 50 minutos por R$ 50,00 (a cada minuto adicional será cobrado R$ 1,00).
  • Faixa etária: A partir de 3 anos.
  • Local: Plaza Shopping – Rua XV de Novembro, 08 – Centro de Niterói
  • 1º piso (Praça de Eventos)

» Varandinha do Paschoal apresenta “O foguetinho azul”

Varandinha do Paschoal

A criançada vai se divertir com o “Varandinha do Paschoal” de setembro, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, todos os domingos, às 10h. Fechando a programação neste domingo, dia 25, “O foguetinho azul” narra a história do Visconde de Sabugosa que está ansioso para contar para todos como foi que ele e a boneca Emília criaram vida, no Sítio do Picapau Amarelo.

Visconde de Sabugosa não perde tempo! Está ansioso para contar para todos como foi que ele e a boneca Emília criaram vida, no Sítio do Picapau Amarelo! E como se não bastasse, levou Pedrinho, Narizinho e Emília a uma incrível aventura pelo espaço em seu foguetinho azul! Foi uma viagem inesquecível, onde todos aprenderam a importância da preservação ambiental e o contato com materiais recicláveis.




  • Varandinha do Paschoal, todos os domingos, às 10h – Apresentações infantis
  • Data:
    25/09 – O Foguetinho Azul
  • Classificação indicativa: livre
    Duração: 50 min
    Evento gratuito
  • Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
    Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento – Icaraí
    Informações: (21) 2610-5748

» Niterói na Década do Oceano

Nesse final de semana a exposição “Niterói na Década do Oceano “ da artista @artecrisduarte vai ter mais um fim de semana com a oficina de aquarelas “Orla Lúdica” da incrível @bethnovaesilustra, na cúpula do Caminho Niemeyer! Para participar, basta se inscrever pelo Sympla! (O link está a seguir) É totalmente gratuito e todo material será fornecido pelo evento. https://www.sympla.com.br/evento/orla-ludica-beth-novaes/1726717

» Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta ‘A Bela e a Fera’

A Bela e a Fera

Como parte da programação do ‘Festival pras Bandas de C!á’, no fim de semana de 24 e 25 de setembro, sábado e domingo, às 16h, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a montagem infantil “A Bela e a Fera”. Baseado no clássico francês “A Bela e a Fera” de Gabrielle-Suzanne Barbot, o espetáculo conta a história de Bela, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco.




Outrora um belo príncipe, transformado em uma fera horripilante como punição por sua frieza e arrogância, ele deve aprender a amar e ser amado a fim de libertar-se de tal maldição. Mas quem seria capaz de amar um monstro? Sua esperança ressurge quando Bela, uma moradora de uma pequena aldeia francesa, tem seu pai capturado pela Fera, e decide entregar sua vida em troca da liberdade do seu pai. Gentil e bondosa, Bela é capaz de ver além das aparências, e percebe que há muito mais na Fera e no seu castelo encantado do que apenas um monstro. Há um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.O amor é transformador. Os dois constroem uma relação de amor ao longo da história, diferente da maioria dos contos de fadas, onde o amor nasce muitas vezes por apenas um beijo. Bela e Fera divergem, discutem, mas por meio do amor que começa a nascer, se transformam.




  • A Bela e a Fera – Musical Infantil
  • Data: 24 e 25 de setembro de 2022
  • Horário: Sábado e Domingo, 16h
  • Duração: 60 min
  • Ingressos: R$60 (inteira)*
  • R$25 + 1kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo
  • Link das vendas: Sympla
  • Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
    End: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos




» Exposição aborda mudanças climáticas no MAC Niterói

“Terra Fraturada”

Com o apoio das Secretarias do Clima e Culturas e da FAN, a exposição “Terra Fraturada” apresenta mais de 60 fotos em preto e branco da fotógrafa Renate Graf que chega pelas mãos do curador francês Nicolas Martin Ferreira.

Depois de percorrer os Estados Unidos e diversos países da Europa sempre com um olhar diferenciado e contemporâneo sobre o mundo, mostrando artistas que revelam essa perspectiva do planeta – muitas vezes em preto e branco, o curador francês Nicolas Martin Ferreira chega a Niterói com uma proposta que vai ao encontro das ideias sobre sustentabilidade implementadas na cidade. Numa mostra que fica em cartaz, no MAC, do dia 3 de setembro até o dia 6 de novembro ele apresentará a exposição “Terra Fraturada”, da fotógrafa Renate Graf.

Com o apoio das Secretarias das Culturas e do Clima e da Fundação de Artes de Niterói (FAN), a exposição mostra cerca de 60 fotos em preto e branco, tiradas durante as viagens da fotógrafa em torno do mundo e a sua mais recente exploração no Brasil. “Ter uma exposição internacional sobre as mudanças climáticas na nossa cidade, mostra não só a importância do tema em nível mundial, como também a relevância que precisa ser realizada em caráter local. A artista traz um olhar de urgência, com uma sensibilidade artística, das principais consequências nos territórios urbanos e planetários. A Secretaria do Clima junto com a Educação vai também realizar ao longo do período da exposição, o acompanhamento pedagógico de escolas do município, para assim gerar um processo de formação continuada das nossas crianças”, explica Luciano Paez, secretário do Clima.

De acordo com Fernando Brandão, presidente da FAN, as expressões artísticas têm forte relevância nas discussões sobre o ambiente, e são grandes aliadas na propagação do tema. “A cultura é um instrumento transformador que possibilita a relação de determinada localidade com o mundo. É um instrumento que conecta os povos e as necessidades reais do planeta. Essa exposição é muito importante para levar as pessoas a perceberem o quanto uma atitude nossa é, de fato, capaz de mudar nosso entorno, de nos fazer enxergar a possibilidade de um mundo realmente mais sustentável”, declara Brandão.

A artista apresenta uma série de fotografias num contexto artístico excepcional, mas também dramático. Na mostra, Renate Graf apresenta quinze fotografias do Rio de Janeiro: Niterói, Corcovado, a vista aérea do MAC e também algumas fotos tocantes da sua experiência na Amazônia, onde conheceu uma família de indígenas, os “Ribeirinhos”.

A encenação da exposição está estruturada em cinco painéis. Cada um destes conjuntos apresenta de 6 a 12 fotografias no mesmo formato e moldura. Um primeiro painel revela o degelo na Sibéria, o segundo aborda a mesma temática no Alasca, o terceiro questiona-se sobre o problema da seca no mundo com o exemplo da Anatólia. O quarto conjunto destaca o problema da reciclagem e aterros sanitários no Brasil; 4º produtor de plástico do mundo e seu sistema de reciclagem não é muito eficiente com aterros a céu aberto. O quinto e último capítulo lança luz sobre as favelas com sua densidade humana particular e o emaranhado mágico e caótico de suas moradias.

A mensagem da artista concentra-se nos grandes problemas de reciclagem e consumo excessivo desnecessário, que são particularmente exacerbados na América do Sul. A exposição continua em torno da Baía de Guanabara, onde as fotos são colocadas em perspectiva. “Carrego dentro de mim todos os sonhos do mundo e um desses sonhos é viajar por esse mundo e reescrevê-lo com as minhas imagens”, afirma Graf.

Ativista comprometida com a ecologia e o meio ambiente em todo o mundo, a fotógrafa, sensível à natureza e à sua preservação, mostra-nos através das suas lentes o poder dessas crises ambientais atuais. A última exposição de Renate Graf aconteceu de janeiro a março de 2022, no Cer Modern, em Ancara, na Turquia.

Exposição “Terra Fraturada”
Período expositivo: de 03 de setembro a 6 de novembro
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: MAC de Niterói – Salão Principal
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem
Ingresso: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia-entrada) – Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores. É exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.
Venda: pelo site da Sympla ou na bilheteria do Museu. A entrada ao Museu deve ser feita até as 17h30.




» Marejada Cultural

Evento terá diversas atividades culturais gratuitas, como shows e filmes, além de ser regado à gastronomia local | Foto: Berg Silva | Arquivo

A Marejada Cultural dos Pescadores Tradicionais de Itaipu acontece neste final de semana (24 e 25) com uma vasta programação artística. A partir das 12h, na Praça dos Pescadores, em frente ao Museu de Arqueologia de Itaipu, as atividades contam com shows, filmes, brincadeiras, circo e muita gastronomia local.

Com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, o evento tem como objetivo reforçar e dar visibilidade às tradições e identidade da comunidade local, baseadas na pesca artesanal. Além disso, busca contribuir com a preservação da cultura, o incentivo à proteção dos recursos naturais e também reunir os diversos saberes e conhecimentos dos pescadores e moradores do território.

Segundo o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, “a Marejada Cultural é uma comemoração de uma comunidade tradicional da nossa cidade, que celebra a pesca artesanal. É a expressão cultural, gastronômica, artística, do modo de vida de uma comunidade tão importante e tão tradicional da cultura e da cidade de Niterói”.

A programação conta com roda de samba com Ivanzinho, um tributo a Tim Maia com Victor Sávios e Chicoboia Blues Band no sábado (24). Já no domingo (25), é a vez da apresentação do circo Pururuca, um tributo a Legião Urbana e um show de Rafael Lira.

Marejada Cultural de Itaipu

  • Data: 24 e 25/09
  • Horário: a partir das 12h
  • Local: Praça dos pescadores – Itaipu, Niterói – RJ (em frente ao Museu de Arqueologia de Itaipu)
  • Entrada franca

Programação

  • 24/09 (sábado)
  • Roda de Samba com Ivanzinho
  • Victor Sávios – tributo a Tim Maia
  • Chicoboia blues band
  • 25/09 (domingo)
  • Circo Pururuca (às 13h)
  • Nino Russo – tributo a Legião Urbana
  • Rafael Lira