Notícias

Niterói em caos com as fortes chuvas; estrutura do palco desaba na Praia de Icaraí

Vídeo abaixo mostra o momento do desabamento | Reprodução Redes Sociais
Vídeo abaixo mostra o momento do desabamento | Reprodução Redes Sociais
18 de nov de 2023 às 20:48 | Atualizado 22:56

Com cinco minutos de chuva forte e ventania em Niterói, na noite deste sábado (18), diversos transformadores em Icaraí estouraram e o bairro está praticamente todo sem luz. Diversos outros bairros também registram falta de energia. O show da Marisa Monte, na Praia de Icaraí foi adiado. Parte da estrutura do palco não aguentou a tempestade e desabou ficando destruído. Ninguém ficou ferido. O show de amanhã também foi suspenso. Por volta das 21h transformadores ainda estouravam em Icaraí. (Vídeo abaixo mostra o momento do desabamento)

O bairro de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, residencial e onde tem um dos polos gastronômicos mais destacados, depois de vários piques, ficou totalmente no escuro. A Enel até agora não resolveu.

Ao cidadedeniteroi.com, a Prefeitura informou que “condições climáticas adversas e atípicas, incluindo fortíssimos ventos e tempestade de raios, provocaram o colapso da estrutura do palco montado na Praia de Icaraí. Ao primeiro sinal de ventos fortes, o plano de evacuação foi colocado em prática e já não havia pessoas no local quando a estrutura cedeu.”

A prefeitura nos confirmou que não houve feridos e ressaltou que suas equipes estão mobilizadas para sanar os estragos causados pela tempestade.

“O show da cantora Marisa Monte, originalmente agendado para hoje às 21h na Praia de Icaraí, foi adiado. A decisão visa garantir a segurança do público e dos artistas. Informações detalhadas sobre a nova data e eventuais procedimentos serão divulgadas em breve.” completou a prefeitura.



Procurada pelo cidadedeniteroi.com a Enel informou que “A Enel Distribuição Rio informa que a tempestade, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, registrada durante o início da noite de hoje (18) nas regiões Serrana, de Magé, Niterói e São Gonçalo causaram danos severos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes destas localidades. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, a companhia orienta que que as solicitações de falta de luz sejam feitas pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br”





Foto: Reprodução Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais



Av Roberto Silveira no escuro | @cidadedeniteroi



Palco destruído na Praia de Icaraí.



Reprodução Redes Sociais







Ponte

Chuva e vento forte em alguns trechos da Ponte fizeram como que a operação comboio fosse realizada no sentido Rio para segurança dos usuários.

Enel diz que montou um forte esquema especial de operação e atendimento

A Enel, na tarde deste sábado (18), informou que “um forte esquema especial de operação e atendimento foi preparado pela Enel Distribuição Rio para “enfrentar o período desafiador do verão, quando as tempestades com intensas rajadas de vento, quedas de árvores e alagamentos castigam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia para os clientes.” “O Plano Verão 2023/24 da Enel Rio garante um aumento representativo no número de equipes emergenciais em campo em caso de contingências severas, além do dobro da capacidade de atendimento aos clientes pelos canais da companhia.” Disse em nota.

“Estamos acompanhando, neste ano, um volume de chuvas acima da média, com fortes ventos. Com o impacto do El Niño, esperamos mais tempestades associadas a rajadas de ventos e raios, com as primeiras manifestações intensas previstas já para os próximos dias, começando neste fim de semana”, disse o diretor de Operações da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas.



Estágio de atenção

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói o município entrou em estágio de atenção.

“Mudança para estágio de ATENÇÃO na cidade de Niterói às 20h15min deste sábado (18/11), devido à atuação de núcleos de chuva de intensidade moderada/forte acompanhadas de raios e rajadas de ventos fortes. Possíveis impactos na cidade: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos isolados e quedas de árvores.” informou a defesa civil.