Neste domingo, dia 22 de Outubro vai acontecer um grande ato em defesa a Lagoa de Itaipu contra projetos que visam a construção de mais de 210 blocos de prédios em seu entorno, o que segundo especialistas pode ocasionar a extinção da lagoa e a morte de dezenas de animais e plantas. De acordo com Cássio Garcez, que além de guia ecológico possui mestrado em Ciência Ambiental e também é psicólogo, é de muita importância a participação dos moradores da Região Oceânica nesta causa.
A “LAGOA PARA SEMPRE” é um movimento formado por mais de 20 grupos, entre eles, a instituição do Museu de Arqueologia de Itaipu, a Associação Livre de Pesca de Itaipu e o SOS Engenho do Mato. Que muitas vezes defendiam isoladamente as mesmas áreas e que vieram a se unir com o agravamento das ameaças à preservação do ecossistema da Lagoa de Itaipu. Agora as ações são unificadas, racionalizadas e potencializadas democraticamente pela sociedade civil em propósito a revitalização e preservação do meio ambiente.
O quiosque Harmonia em Camboinhas e o Bar do João, um quiosque próximo ao canal de Itaipu, foram escolhidos como pontos de encontro por parte dos organizadores, que definiram a concentração dos defensores da causa por volta das 09 horas da manhã para que às 10 horas todos possam fazer uma grande corrente com filmagens e fotografias ao redor da Lagoa de Itaipu. Segundo os organizadores do movimento, seria legal os participantes levarem suas pranchas de Stand Up, Bodyboard, Surf e até mesmo canoas havaianas.
De acordo com Cássio, mesmo se você não puder estar presente no grande ato em defesa a lagoa, existe uma petição elaborada destinada a proteção e a não construção de prédios no entorno da Lagoa de Itaipu, sendo de suma importância a sua assinatura e colaboração. Este abaixo assinado está disponível na seguinte plataforma, https://secure.avaaz.org/po/petition/Rodrigo_Neves_Prefeito_de_Niteroi_Pela_protecao_do_entorno_da_Lagoa_de_Itaipu_e_areas_adjacentes
Assista a matéria do SBT RIO sobre o assunto:
21 GRUPOS :
1 – CCRON Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói
2 – Movimento Sos lagoa de Piratininga
3 – Ecoando – Ecologia & Caminhadas
4 – PESET – Parque Estadual da Serra da Tiririca
5 – Associação de Windsurf de Niterói
6 – AMVF – Associação dos Moradores do Vale Feliz
7 – Coletivo Lixo Zero Niterói
8 – Movimento Sos Engenho do Mato/ Itaipu
9 – Clip – Comitê lagunar Itaipu-piratininga
10 – Coalizão pela Bacia das Lagunas de Piratininga e Itaipu e do Mar Adjacente
11 – Coalizão Florestas, Lagoas e Mar
12 – Museu de Arqueologia de Itaipu
13 – AMAITA – Associação de Moradores e Amigos de Itaipu
14 – Fórum de Economia Solidária de Niterói
15 – ALPAPI – Associação Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu
16 – Ateliê Aberto
17 – AMaravista – Associação de Moradores e Amigos do Mangue e Lagoa de Itaipu.
18 – CSRO – Câmara de Segurança da Região Oceânica
19 – AMJI – Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Imbuí
20 – Movimento Baía Viva
21 – Itaipu Surf Hoe
Por: Caio Brum e Guilherme Strauss
Fotos: Cássio Garcez