Faleceu na tarde deste domingo, 13 de outubro, aos 73 anos, o renomado publicitário Washington Olivetto, conhecido por criações marcantes como o casal Unibanco, o garoto Bombril e a Democracia Corinthiana. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
Olivetto estava internado há quase cinco meses no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, devido a complicações pulmonares, e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Carreira e legado no mundo da publicidade
Descendente de italianos da região da Ligúria, Washington Olivetto nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Inspirado pelo pai, que era vendedor, ele se interessou pela publicidade desde cedo.
Sua carreira começou em 1969, quando tinha apenas 18 anos, como redator em uma agência de publicidade. Curiosamente, ele foi procurar uma vaga de estágio após ter o pneu do carro furado em frente à empresa. Três meses depois, Olivetto já havia criado seu primeiro comercial, para a Deca, que conquistou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes.
Ao longo de sua trajetória, Olivetto passou por algumas das maiores agências de publicidade do Brasil, como a DPZ, W/Brasil e WMcCann, onde consolidou sua reputação como um dos maiores nomes do setor.
Vida pessoal
Washington Olivetto deixa três filhos: Homero, e os gêmeos Antônia e Theo. Seu legado na publicidade brasileira e sua influência criativa permanecem imortalizados em campanhas que marcaram gerações.