Na tarde desta quarta-feira (23), um grupo de torcedores do Peñarol causou tumulto e atos de vandalismo na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Entre as ações, os torcedores incendiaram três motos, destruindo completamente os veículos. Em um gesto de solidariedade, o influenciador Caik Marques, que possui mais de 500 mil seguidores no Instagram, se ofereceu para doar duas motos novas aos donos dos veículos incendiados. (Vídeos abaixo)
Influenciador se mobiliza e doa moto zero km
Através de suas redes sociais, Caik Marques compartilhou vídeos mostrando as motos destruídas pelo incêndio. “Cadê o dono dessa moto aqui? Essa 150 aqui era sua? Vamos ali então que eu vou pegar uma moto zero km para você agora! Vem comigo”, disse Caik no vídeo, surpreendendo a vítima do vandalismo com sua generosidade.
Ato de vandalismo e confronto no Recreio
A confusão começou horas antes do jogo da semifinal da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo. De acordo com relatos, o grupo de torcedores não apenas incendiou as motos, mas também lançou pedaços de madeira e pedras, assustando banhistas e causando estragos em quiosques e outros estabelecimentos da região. Segundo a Polícia Militar, os torcedores também teriam assaltado pedestres e comerciantes, além de destruir mesas e cadeiras.
Ação da Polícia e detenções
Para conter o tumulto, policiais do Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foram acionados, e bombas de efeito moral foram utilizadas. Mais de 250 torcedores foram conduzidos à Cidade da Polícia, em decorrência dos atos de vandalismo. O policiamento foi reforçado na região, inclusive com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM).
Reações de Autoridades
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, comentou nas redes sociais que já havia alertado sobre os riscos da localização e do modelo de operação do evento. Já o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lamentou o episódio: “O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam e escoltem os torcedores do Peñarol para fora do estado. Mais de 200 detidos já estão sendo levados para a Cidade da Polícia”, afirmou o governador.