Os crimes chocantes de Marcelo da Costa Andrade, conhecido como o ‘Vampiro de Niterói’, irão ganhar os palcos de Los Angeles, nos Estados Unidos. A história do serial killer será retratada em uma peça de teatro com estreia prevista para março de 2025, sob a direção de Giovanni Ortega. O papel principal será interpretado pelo ator Haysam Ali, ex-participante do reality show ‘A Fazenda de Verão’, da Record TV.
Marcelo da Costa ficou conhecido como o ‘Vampiro de Niterói’ por ter assassinado 14 crianças, todas do sexo masculino, durante um período de oito meses na década de 1990. Um dos crimes que mais marcou o caso foi o assassinato do menino Anderson Gomes, de 11 anos, cuja cabeça foi atingida por uma pedra. Após a agressão, Marcelo teria bebido o sangue da criança, o que lhe rendeu o apelido.
Embora tenha confessado os crimes, na época, a Justiça o considerou inimputável, devido a transtornos mentais. Atualmente, ele está preso, internado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, em Niterói.
A peça
O monólogo, que será encenado por Haysam Ali, vai abordar diversos aspectos da vida de Marcelo da Costa, desde sua infância marcada por abusos, até os crimes e sua relação com a igreja. Em entrevista ao Portal Léo Dias, o ator revelou estar em fase de pesquisa intensa sobre o personagem, mas destacou que, por se tratar de um tema sensível, a equipe está evitando contato direto com Marcelo ou sua família.
“Estou na fase de pesquisa sobre a vida do Marcelo. Por ser um assunto delicado, estamos evitando entrar em contato com ele ou com a família. Entretanto, na próxima fase, vamos acionar o hospital psiquiátrico onde ele está internado”, afirmou o ator.
Inspirado em outros casos de true crime
Além do ‘Vampiro de Niterói’, Haysam Ali tem estudado outros true crimes que ganharam destaque na mídia recentemente, como ‘Dahmer: Um Canibal Americano’ e a série ‘Monstros: Irmãos Menendez’, que narra o caso dos irmãos condenados à prisão perpétua nos EUA em 1990. A peça, com estreia prevista para março de 2025, ainda não tem planos de ser apresentada no Brasil.