A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), que teve abertura no último dia (09) é sucesso em público.
Na tarde deste sábado (15) o público que desejava conferir a exposição precisou enfrentar uma longa fila pela rampa e pátio do MAC Niterói. A exposição fica em cartaz até 25 de agosto.
Luzes da Coreia
Sob a curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, essa é a maior exposição de arte da Coreia do Sul já realizada no Brasil.
A estrela da mostra é o túnel com 1.200 lanternas Shenzhen, que desde os anos 1500 são símbolo de um dos mais tradicionais festivais culturais do país, que acontece em Jinju.
Na véspera da abertura da mostra, às 19h do sábado, o MAC Niterói e o Cristo Redentor foram iluminados ao mesmo tempo, com as cores da bandeira da Coreia do Sul: vermelho e azul. E com uma ação de videomapping o Cristo foi “vestido” com um hanbok – traje típico coreano feito de seda e utilizado em casamentos e celebrações específicas.
Além do túnel de lanternas, o público encontra uma enorme lua em 3D, instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Também estarão expostos os Hanboks.
A mostra também conta com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de três metros de altura.
A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju e realização da Scuola di Cultura e de Ana Cláudia Guimarães. O patrocínio é da Prefeitura de Niterói, Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), Embaixada da República da Coreia, Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor, Hyundai e Ecoponte. Apoio de Casal Garcia.
- “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”
- Visitação: De 9 junho a 25 de agosto de 2024
- Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)
- Preços ingressos: R$16,00 (inteira); R$8,00 (meia-entrada)
- Gratuidade às quartas-feiras. Gratuidade para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói. Veja mais sobre a política de ingressos clicando aqui
- Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói
End: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói