Notícias

Está tudo certo com a Ponte Rio-Niterói

Juntas de dilatação da Ponte Rio-Niterói / Divulgação
Juntas de dilatação da Ponte Rio-Niterói / Divulgação

Circulam nas redes sociais fotos e vídeos amedrontando a população, alegando que a Ponte Rio-Niterói está com risco de cair.

Os vídeos e fotos mostram a chamada junta de dilatação, prevista no projeto original, que tem o objetivo de acomodar o concreto quando ele se dilata ou se contrai segundo a variação de temperatura. Ou seja, está tudo certo com a Ponte Rio-Niterói.

Chegou a um ponto tão extremo, que nesta semana a concessionária Ecoponte teve que emitir mais uma nota falando sobre a FAKE NEWS, leia na íntegra abaixo.

“Eventualmente surgem vídeos que trazem desinformação e inverdades sobre a estrutura da Ponte Rio-Niterói. A Ecoponte esclarece que mantém um rigoroso e permanente serviço de inspeção de toda a estrutura da Ponte, com um programa de manutenção estrutural que é referência nacional e internacional.

As juntas de dilatação, normalmente confundidas com rachaduras, consistem em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.



Todas as pontes e viadutos precisam deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.

Diante desse esclarecimento, podem ficar tranquilos, que está tudo certo com a nossa Ponte Rio-Niterói.”