Urgente

Escritora atacada por pitbulls perde braço e orelha; estado de saúde é grave

O estado de saúde de Roseana Murray é grave; Os donos dos cachorros foram presos pelo crime de maus-tratos aos animais, e responderão por omissão de cautela de animais e lesão corporal

Roseana Murray | Divulgação
Roseana Murray | Divulgação

Aos 73 anos, a renomada escritora Roseana Murray sofreu um ataque violento por, no mínimo, três pitbulls nesta sexta-feira (5), em Saquarema, localizada na Região dos Lagos, resultando na perda de um braço e de uma orelha devido à gravidade dos ferimentos ocasionados pelas mordidas. O caso é investigado pelo 124º DP (Saquarema).

Após o ataque, Murray foi urgentemente transportada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), situado em São Gonçalo, na Região Metropolitana, onde foi submetida a procedimentos cirúrgicos. A equipe médica foi obrigada a amputar seu braço direito, enquanto o braço esquerdo recebeu reconstrução, bem como o seu lábio.

De acordo com Sandra Noleto, comerciante e amiga de Roseana, a vítima foi arrastada por uma distância de aproximadamente 5 metros durante o ataque, tendo seu braço direito severamente dilacerado.

Registros feitos por residentes da área logo após o incidente revelam que a poetisa teve várias partes do corpo marcadas pelas mordidas. Desde 2005, uma lei estadual determina que cães de determinadas raças, incluindo os pitbulls, só podem transitar em locais públicos se estiverem com guias e focinheiras.

O proprietário dos cães, identificado por moradores como residente de uma casa próxima ao local do ataque, foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia de Saquarema, onde prestou depoimento. Os cães envolvidos no ataque foram removidos para um abrigo temporário após a realização da perícia no local do ocorrido.

Moradores da região relatam que esta não é a primeira vez que os cães envolvidos no incidente agrediram pessoas localmente. Segundo os vizinhos, os animais são mantidos em um ambiente pequeno e inadequado. Durante as investigações, o delegado André Luiz Salvador recebeu depoimentos de dois homens que negaram ser os responsáveis pelos cães. Entretanto, uma terceira pessoa presente na residência onde os cães eram mantidos admitiu ser o tutor dos pitbulls. Identificado como Davidson Ribeiro dos Santos, este indivíduo foi detido pela polícia.

Prisão

Na sexta-feira (5), agentes da 124ª DP (Saquarema) efetuaram a prisão de três indivíduos responsáveis pelos pitbulls que agrediram a autora Roseana Murray em Saquarema, situada na Região dos Lagos. A detenção ocorreu sob a acusação de maus-tratos aos animais.

De acordo com o delegado que supervisiona a investigação, André Luiz Salvador Bueno, os detidos enfrentarão acusações adicionais por negligência na supervisão dos animais e por causar ferimentos corporais.

Primeiros atendimentos

Conforme informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate foi chamada às 6h13 para responder a um chamado de ataque de cães na Avenida Ministro Salgado Filho. No local, os bombeiros verificaram que a vítima tinha sofrido diversos ferimentos provocados por mordidas de cachorro.

Os primeiros socorros foram prestados à escritora imediatamente no local do ataque. Devido à seriedade dos ferimentos, foi necessária sua transferência urgente de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde ela foi internada. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reportou que o estado de saúde da escritora é considerado grave.

Estado de saúde

Os cães, que saltaram o muro da residência próxima à da escritora, foram os responsáveis pelo ataque a Roseana Murray. Durante o incidente, ela teve seu braço direito e uma das orelhas arrancados. Após o ataque, Murray foi transportada de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde foi submetida a uma operação cirúrgica. Durante a intervenção, seus lábios e o braço esquerdo foram reconstruídos. O hospital emitiu um comunicado informando que “Seu estado de saúde é grave, mas estável”.

Uso da focinheira

Desde 2005, está em vigor uma legislação estadual que determina a obrigatoriedade do uso de coleira e focinheira em cães das raças pitbull, doberman e rottweiler, como medida preventiva. Além disso, é proibido aos donos desses animais aproximá-los de escolas e áreas de lazer frequentadas por crianças. A lei também prevê multas e a necessidade de compensação por danos morais e materiais às vítimas em potencial.

O deputado estadual Carlos Minc (PSB), responsável pela criação dessa lei, reiterou a importância da responsabilização dos donos de cães por ataques. Em uma declaração feita em suas redes sociais, Minc enfatizou: “É claro que a gente defende a posse responsável, contra maus tratos: a culpa não é do cão, é do dono! Então, o dono tem que ser responsabilizado. Nós vamos fazer ofícios e cobranças ao governo estadual e às prefeituras para que divulguem a lei e treinem a PM e as Guardas Municipais para exigirem a coleira, focinheira, certificados, e também para que punam os donos irresponsáveis. Lembrando que há pitbulls que não são violentos, mas outros, são. Por isso, a lei é preventiva”, disse Minc, nas redes sociais.

Biografia

Roseana Murray, renomada escritora e poetisa, tem uma distinta carreira como autora de poesias e histórias destinadas a crianças, jovens e adultos. Com formação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy, através da Aliança Francesa, sua trajetória é marcada por inúmeros reconhecimentos, incluindo premiações pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), conquistas repetidas em quatro ocasiões pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além de honrarias pela Academia Brasileira de Letras (ABL) na categoria de literatura infantil.

Ela é celebrada internacionalmente, fazendo parte da lista de honra do I.B.B.Y (International Board on Books for Young People), uma organização que congrega os principais autores de literatura infanto-juvenil ao redor do globo. Além de sua produção literária, Murray dedica-se ao Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, uma iniciativa que acolhe estudantes de escolas públicas em sua residência, localizada em Saquarema, para momentos de enriquecimento cultural ao redor da literatura, oferecendo um café da manhã literário. Com aproximadamente 100 obras publicadas, sua contribuição ao universo literário é vasta e significativa.