No início de março o cidadedeniteroi.com recebeu uma denúncia acerca de um poste com ferragens expostas na base e com risco de queda na movimentada Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, preocupando moradores, motoristas e pedestres que passam pela via. O poste fica localizado em frente ao número 417, exatamente onde fica um ponto de ônibus e a menos de 20 metros de uma escola. Em março de 2023 a Enel disse que a estrutura já havia sido incluída no cronograma de reparos da empresa, com execução do serviço prevista para o mesmo mês, de março. Nada foi feito na época.
No mês de abril, a Enel Distribuição Rio disse que o serviço de substituição do poste na rua Gavião Peixoto (próximo ao número 417) precisou ser reprogramado para ocorrer até o dia 30/04. Fato é que nada foi feito também na data prometida.
Em abril, a Enel disse que somente em 2022 substituiu mais de 800 postes em Niterói, o que representa uma média de mais de dois postes substituídos por dia na cidade, e que possui uma rotina de inspeção de postes para identificar os que precisam ser reparados ou substituídos.
Neste sábado, dia 28 de Outubro do mesmo ano, um morador passou no local e nos enviou a mesma denúncia, com um quadro pior do visto na época. O cidadedeniteroi.com mais uma vez questionou a Enel. Perguntamos quais medidas a empresa vai tomar acerca do caso, se vai fazer a substituição do poste ou não, e em caso positivo, qual o novo prazo.
A Enel respondeu ao nosso questionamento, dizendo que “o poste mencionado pela reportagem não apresenta risco iminente de queda”. A concessionária ainda afirmou que nesta semana fará uma avaliação técnica no local para definir a data de substituição do equipamento.