Amanhã, quinta-feira (05), é o último dia da consulta pública para decidir o futuro do Caio Martins. O Governo do Rio de Janeiro quer ouvir a opinião da população para decidir a melhor forma de utilização de um dos principais equipamentos públicos dedicados à prática de esportes no Estado do Rio: o Complexo Esportivo Caio Martins, localizado em Icaraí, uma das regiões mais nobres de Niterói.
Com 82 anos de história e abrigando um estádio de futebol, ginásio coberto, três quadras poliesportivas externas, além de um parque aquático, o equipamento sediou inúmeros jogos de futebol, foi palco de grandes finais de campeonatos e recebeu importantes nomes da cultura nacional e internacional em seu ginásio.
Não há na cidade quem não o conheça. Muitos moradores, inclusive, têm histórias pessoais, de afeto e saudosistas, com o local. Jovens, que passaram pelos gramados e piscina do complexo e aprenderam uma nova atividade, idosos, que praticaram exercícios físicos e preencheram o tempo livre, crianças que frequentaram o local e fizeram novas amizades. O Caio Martins faz parte da vida do niteroiense.
“Agora, ele tem um grande futuro pela frente. Por isso, o Governo do Rio preparou esta consulta pública, com o objetivo de criar um canal direto de diálogo com os moradores, prezando pela eficiência, legalidade e transparência. Com este mecanismo de participação social, de caráter consultivo, a gestão estadual espera receber ideias e sugestões que possam contribuir para a melhor utilização do espaço público. O levantamento é mais um passo dado pelo Governo do Rio no âmbito das ações de resgate do Caio Martins, que fechou as portas nos últimos anos.” enfatizou o Governo do Estado.
“Em abril, além de reabrir o equipamento à população com a oferta de aulas gratuitas de natação, hidroginástica, capoeira, alongamento e tai chi chuan, o governo estadual criou um Grupo de Trabalho (GT) para debater o futuro do espaço (Decreto 48.459/23). As ações de resgate do equipamento também incluem obras de manutenção, com a reforma da área da piscina, da cobertura do ginásio, dos banheiros, vestiários e áreas de circulação.” completou.
O GT do Caio Martins conta com representantes do Governo do Estado, da Alerj, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Niterói, e a população da cidade tem espaço garantido no debate. Além de reuniões presenciais, que tiveram início em junho, o Governo do Rio disponibiliza esta plataforma para o envio das ideias e das sugestões. O acesso às perguntas estão neste site. Acesse o questionário aqui.