Informe publicitário produzido pela ADEMI-Niterói.
Entenda melhor essa forte tendência do mercado imobiliário e seus benefícios sociais e ambientais.
Você sabia que a construção civil é o setor que mais utiliza recursos naturais? Por isso, já faz algum tempo que a sustentabilidade tem sido tema de debates entre profissionais da área. Com isso, os empreendimentos sustentáveis ganharam espaço e grandes negócios têm investido nesse tipo de obra.
O que são empreendimentos sustentáveis?
Para uma construção ser considerada sustentável, ela deve ter o objetivo de diminuir os impactos ambientais que podem ser causados antes, durante e depois da conclusão da obra. Mas, para isso ser possível, é fundamental reavaliar algumas práticas antigas e adequar os projetos em prol do meio ambiente.
Respeitar o clima da região, considerar o ambiente onde a obra será realizada e pensar no bem-estar da comunidade (não somente dos moradores), devem ser algumas das prioridades do profissional responsável pela construção. Confira a seguir algumas soluções que já são utilizadas atualmente.
Criação de espaços verdes
Imagine conseguir manter o contato com a natureza, mesmo estando em grandes prédios. Essa é uma das tendências dos empreendimentos sustentáveis. O bom aproveitamento do espaço disponível permite que as construções contemplem bosques, lagos, praças, bosques, hortas e até pomares.
Já existem, inclusive, inúmeros projetos que utilizam essa técnica. E os benefícios para os moradores vão desde a melhora na qualidade de vida, até a redução do calor e a possibilidade de socializar em um espaço agradável.
Eficiência energética
Uma das maiores preocupações dos empreendimentos sustentáveis diz respeito a como a energia elétrica é produzida e consumida dentro desses espaços. Nesse sentido, a captação de luz solar através de painéis é o grande destaque, que podem iluminar corredores, calçadas, a recepção e até mesmo garantir o funcionamento de elevadores. Sem falar que é uma solução de emergência, caso a energia da região caia.
Ventilação e iluminação natural
Essas duas soluções visa aproveitar o melhor possível de dois recursos naturais inesgotáveis: o vento e a luz do sol. Dentre as principais vantagens disso, estão: conforto térmico, melhora da qualidade do ar, espaços mais agradáveis e aumento na produtividade. Sem falar, é claro, na redução dos gastos com energia elétrica, que pode ser ainda maior se o projeto contar com lâmpadas LED e sensores.
Gestão da água
Você já deve saber que a construção civil é uma das áreas que mais utiliza água. E para que essa fonte não seja desperdiçada, os empreendimentos sustentáveis têm buscado diferentes soluções. Alguns dos principais exemplos são a captação da água da chuva e o reaproveitamento de água de eletrodomésticos. Ao utilizar essas águas para limpeza dos espaços comuns de um edifício, por exemplo, é possível reduzir os gastos em até 20%.
Descarte de lixo e reciclagem
Finalmente, não podemos esquecer do lixo urbano, um dos grandes problemas da sociedade atualmente. Dar o destino correto para todo o lixo que é produzido no empreendimento é mais uma das metas de uma construção sustentável.
Para isso, basta que o empreendimento tenha um espaço destinado para a separação do lixo, entre metais, papéis, vidros e orgânicos. Dessa forma, os próprios moradores, no caso de prédios e edifícios, podem fazer essa seleção.
Os empreendimentos sustentáveis são a prova de que beleza e eficiência podem caminhar lado a lado.