Notícias

Concurso da Guarda de Niterói: novo edital tem 74 vagas previstas

Divulgação
Divulgação

O novo concurso da Guarda Municipal de Niterói, a ser realizado em 2023, tem 74 vagas previstas para o seu próximo edital. Isso porque, a Câmara Municipal de Niterói aprovou projeto de lei da Prefeitura que autorizou a contratação de mais 286 guardas municipais para a corporação chegar a mil agentes, limite máximo permitido pela constituição para uma cidade do tamanho de Niterói. Boa parte desses postos será preenchida pelos aprovados na última seleção que teve 212 aprovados.

Desse total, 212 vagas serão preenchidas por aprovados no concurso mais recente para a carreira. “Os aprovados serão convocados ao longo deste segundo semestre e o concurso do ano que vem será realizado para preencher as vagas restantes.” informou a prefeitura.



Sendo assim, o edital a ser publicado no ano que vem deverá contar com 74 vagas, quantitativo que pode também aumentar, caso nem todos os 212 aprovados no último concurso tomem posse na corporação.




Desde 2013 o efetivo da Guarda Municipal de Niterói passou de 300 para 714 e, agora, com a iniciativa do Poder Executivo, esse número chegará a mil. Em apoio às forças de segurança, a Prefeitura de Niterói criou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que possui cerca de 500 câmeras na cidade, que são monitoradas 24 horas por dia por agentes da Guarda Municipal e permitem a realização de ações integradas com as forças policiais. A Prefeitura também criou um Plano de Cargos e Salários para os guardas municipais.



O prefeito de Niterói destacou que o aumento do efetivo da Guarda demonstra que o Município não vai abrir mão de atuar ativamente na área da segurança pública. Axel Grael atestou que a segurança é prioridade em Niterói. “A Guarda Municipal é regida por legislação federal que estabelece o limite do número de guardas por município. Niterói está limitado a mil. Então, solicitamos autorização à Câmara de Vereadores para chamar profissionais que passaram no último concurso para compor esse efetivo. Tivemos a autorização para a contratação de 286 novos guardas. Isso é muito importante para a questão da segurança pública e do ordenamento da cidade. A questão da segurança pública sempre foi prioridade de Niterói. Apesar de a Prefeitura não ter a responsabilidade de outras instâncias de governo, nunca abrimos mão de fazer o necessário para garantir a segurança da população de Niterói”, afirmou Grael.




O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, ressaltou a importância do concurso que será realizado no próximo ano. “Vamos fazer esse concurso para complementar os cargos vagos. Nossas demandas cresceram muito. Na pandemia, a gente experimentou um período de muita atividade e não podemos deixar que os avanços se percam. Por isso, temos investido muito. Os próximos anos serão de ampliação do trabalho e dos resultados para a população. Em relação ao último concurso, temos 212 aprovados. Todos serão convocados. Haverá turmas sucessivas de formação, já a partir de agosto”, explicou o secretário de Ordem Pública.