Esporte

Complexo Esportivo do Gragoatá poderá dinamizar o esporte em Niterói

Eduardo Vilela é Professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF

Foto: Leonardo Simplício
Foto: Leonardo Simplício

O projeto de construção, reforma e ampliação da área esportiva na antiga Concha Acústica, integrado aos investimentos realizados pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) no centro esportivo da universidade, no mesmo bairro, em áreas integradas, deverá fortalecer a massificação da prática esportiva no município de Niterói.

A disponibilidade da utilização desses novos equipamentos face a qualidade dos investimentos, realizados pela PMN / UFF entre eles a recuperação integral e adequação da pista de atletismo em padrão internacional, poderá alavancar projetos comprometidos com as três grandes áreas da prática esportiva na sociedade contemporânea: o esporte educacional, o esporte comunitário e o de alto rendimento.

Como exemplo, podemos analisar as oportunidades e possibilidades relacionadas a modalidade do atletismo, face a disponibilidade da pista agora reformada e ampliada que tem o nome e marca da nossa maior representante na modalidade, Aída dos Santos.

A possibilidade da oferta da modalidade nas escolas públicas e privadas do município, no contexto da iniciação esportiva em diferentes sub – áreas da modalidade como corridas, saltos e arremessos, tendo como espaço de prática as instalações recém construídas, além da organização de competições como os jogos escolares e outros, a nível regional, nacional e internacional.

A centralidade das instalações em região servida de amplo transporte público, inclusive intermunicipal, integrado a municípios como Rio de Janeiro e São Gonçalo, de grande visibilidade, estrutura, extensão e população, poderá ampliar a capilaridade dos projetos.

No desporto comunitário, a abertura das instalações a comunidade residente e universitária além de servir de espaço de lazer e entretenimento a toda a cidade, inclusive nos finais de semana, integrado ao polo gastronômico já consolidado, o espaço Reserva, assim como o polo anexo ao campus do Valonguinho, além da megaestrutura do Plaza Shopping.

No esporte de alto nível, a UFF poderá ter uma participação muito efetiva no contexto da integração dos projetos as diferentes áreas, entre elas a da saúde, envolvendo a fisiologia do exercício, nutrição, a e do treinamento físico aplicada ao alto rendimento.

Temos ainda a área da gestão esportiva, com o apoio da Faculdade de Administração, integrada ao turismo, na perspectiva da captação de eventos e do incremento do fluxo turístico na cidade.

Neste contexto, creio mesmo ter chegado o momento da realização de um plano estratégico do esporte na cidade, objetivando uma nova dinâmica, uma nova estrutura em projetos de curto, médio e longo prazo.

Revitalizar a cultura das Ligas Desportivas Autônomas na cidade, com cursos de formação de gestão do esporte poderá contribuir nesta dinâmica. O Clube Canto do Rio, um dos clubes de maior tradição na cidade, com diversas modalidades esportivas em atividade, possui um posicionamento estratégico neste pensamento, face a se estabelecer como a entidade de representatividade da prática esportiva de formação até o alto rendimento relacionado as equipes de diferentes modalidades.

Enfim, já não bastam as instalações, é preciso um plano estratégico para gerir e acompanhar o desenvolvimento do esporte na cidade.

Parabéns ao Prefeito Grael, parabéns ao Reitor, Prof. Antônio Cláudio pelas realizações.