Niterói entrou, na tarde desta terça-feira (12), em estágio de atenção devido a previsão de fortes chuvas e ressaca na orla da cidade, o que aumenta a possibilidade de alagamentos no município. Por medida de prevenção, as aulas na rede municipal de educação serão suspensas nesta quarta-feira (13). A Defesa Civil de Niterói montou, com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.
A Clin ressalta que é importante moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta).
Previsão
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, a partir desta terça-feira (12) a aproximação de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade, com aumento gradativo de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de pancadas de chuva durante a noite. Na quarta-feira (13), o tempo permanece instável e com céu nublado, chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento forte a qualquer hora do dia. As temperaturas estarão em declínio e os ventos com intensidade moderada/forte. Destaca-se que há previsão de ressaca a partir das 10h de quarta-feira até 10h de quinta-feira. São esperados acumulados significativos de chuva a partir do início da manhã de amanhã até a noite de quinta-feira (14/02).
Recomendações
Em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo:
- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros.
- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
- Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
A Defesa Civil de Niterói também pode ser acionada em caso de emergência pelos telefones: (21) 2717-2631 e (21) 2620-0199.
Foto: Arquivo