Quem circula pelas ruas de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, já notou uma mudança esperançosa no edifício do Cinema Icaraí. O icônico prédio, há muito tempo abandonado, agora está cercado por tapumes que anunciam a aguardada reforma e restauração. (Vídeo abaixo mostra como vai ficar o Novo Cinema Icaraí)
A instalação do letreiro ocorre após a Prefeitura de Niterói receber propostas de empresas interessadas em revitalizar o cinema, fechado desde 2006. Com a licitação em sua fase final, a cidade aguarda ansiosamente a conclusão do processo para anunciar a empresa vencedora.
Segundo o prefeito Axel Grael, tudo está sendo preparado para que as obras possam começar imediatamente após a homologação. “Já estamos deixando tudo pronto pra começar a obra do Cinema Icaraí. A licitação já está em fase final! Que coisa boa poder recuperar este patrimônio tão importante para nossa cidade e tão presente na memória afetiva de todos nós.”, afirmou Grael.
A expectativa é que o resultado da licitação seja divulgado ainda neste mês de agosto, marcando um passo importante na revitalização cultural de Niterói e trazendo novas esperanças para o renascimento deste espaço histórico.
Vídeo mostra como vai ficar o Cinema Icaraí; assista
Projeto
A obra de restauração inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de elevador e escada rolante, oferecendo acessibilidade plena.
No salão, todos os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar uma orquestra sinfônica. A plateia terá capacidade para 299 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.
O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. O segundo pavimento receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento.
As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65 lugares cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.
O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto pavimento, sem retirar as características da fachada, para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar.
Na cobertura serão instaladas as placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar. Todo o prédio também terá sistema de captação de água da chuva para reuso.
História
Construído nos anos 40, o edifício em estilo art déco foi um dos mais tradicionais cinemas de Niterói, até encerrar as atividades em 2006. Devido a importância, o prédio foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado, e guarda na memória dos niteroienses um espaço de cultura e encontro para lazer.
Desde 2019, ano em que conquistou o termo de uso do prédio, a Prefeitura de Niterói realiza estudos e contrata empresas especializadas em projetos de arquitetura e restauro. Ainda foi realizado um trabalho conjunto com a UFF, com o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio (CMPPC), o Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).