Cidades

Cinema Icaraí poderá ser transformado em um centro cultural

Cinema Icaraí poderá ser transformado em um centro cultural

A Prefeitura de Niterói divulgou na última quarta-feira (10), que seria assinado na quinta-feira (11), às 16h, na Reitoria da UFF, um acordo para o Município assumir o Cinema Icaraí. O aviso divulgado pela Prefeitura informava: “Termo de cessão do Cine Icaraí: O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinam, nesta quinta-feira (11), às 16h, na Reitoria da Universidade, um acordo para o Município assumir o Cine Icaraí. Como contrapartida, a prefeitura vai investir na conclusão do prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF.”

Rodrigo Neves e o reitor Antonio Claudio. Foto: Divulgação

Na reunião, que aconteceu na última quinta-feira (11) o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram que vão assinar um acordo para cessão do prédio do antigo Cinema Icaraí para o Município. A assinatura dos termos do acordo, segundo informações divulgadas pela UFF, acontecerá em maio de 2019. A Prefeitura divulgou que pretende construir no local um centro cultural, mantendo as características do prédio. Em troca, a Prefeitura se comprometerá a realizar obras necessárias no prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS).

A Universidade também informou que após a formalização do acordo as equipes técnicas vão estudar os projetos e a previsão divulgada de início das obras é novembro deste ano. A estimativa da Prefeitura é de um aporte inicial de R$ 35 milhões para a condução da revitalização do Cinema Icaraí, prédio histórico da cidade, e conclusão das obras do IACS.

Dentre outras atividades, a Prefeitura já anunciou que o Centro Cultural também abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da UFF, uma antiga reivindicação de músicos, professores e profissionais ligados ao meio cultural.