O Centro Comercial Icaraí, popularmente conhecido como “Shopping das Galinhas”, localizado na Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, 16, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, reabriu nesta quarta-feira (17) após estar interditado desde o dia 7 de julho devido ao desabamento de sua fachada superior. (Veja abaixo fotos do local reaberto)
O incidente ocorreu no terceiro andar, onde uma obra para construção de uma academia estava sendo realizada. De acordo com a Defesa Civil a obra era clandestina.
A reabertura ao público foi feita exclusivamente pela entrada auxiliar, onde fica o elevador, com acesso lateral ao empreendimento. Esta medida visa garantir a segurança dos visitantes enquanto as áreas afetadas são plenamente avaliadas e reparadas.
Interdição e Vistorias
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia autorizou o funcionamento das lojas do Complexo Comercial de Icaraí após uma série de vistorias e cumprimento das exigências de segurança.
A interdição inicial foi motivada por uma obra clandestina que resultou no desabamento de parte da fachada, conforme constatado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade.
Notificações e Cumprimento de Exigências
No sábado (13), os responsáveis pelo Centro Comercial foram novamente notificados e receberam um prazo de 48 horas para cumprir as exigências necessárias para garantir a segurança do local.
Na segunda-feira (15), após uma nova vistoria, a Defesa Civil fez novas recomendações para assegurar que o prédio pudesse voltar a funcionar com segurança.
Finalmente, na quarta-feira (17), uma última vistoria confirmou o cumprimento das exigências e as lojas foram liberadas para retomar suas atividades.
O que diz a Defesa Civil
“A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que foi autorizado o funcionamento das lojas do Complexo Comercial de Icaraí, e que voltam a funcionar nesta quarta-feira (17). O espaço estava interditado por conta de uma obra clandestina que ocasionou o desabamento de parte do imóvel, como apurou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade. No sábado (13), os responsáveis pelo Centro Comercial foram novamente notificados e receberam um prazo de 48h para cumprir as exigências para garantia da segurança das pessoas que viessem a usar o local. Na segunda-feira (15), após nova vistoria de agentes da DC, novas recomendações foram dadas para que o prédio voltasse a funcionar com segurança para os lojistas e pedestres. Na quarta, após uma nova vistoria e cumprimento das exigências realizadas, as lojas foram liberadas para funcionamento.”