Notícias

Castramóveis do RJPET chegam em Niterói, no Caio Martins

Divulgação
Divulgação

Tutores e protetores de cães ou gatos de Niterói poderão levar seus animaizinhos para castrar nos castramóveis do RJPET, programa da Secretaria de Estado de Saúde. A partir de hoje, 19 de junho, os ônibus ficarão no Complexo Esportivo Caio Martins (Rua Presidente Backer, s/n, em Icaraí). O serviço, que estará disponível até 14 de julho, é gratuito e aberto a pessoas de qualquer região do estado.

O horário de funcionamento dos ônibus castramóveis do RJPET é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais; os tutores, um animal por mês. Cada ônibus conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.

Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações de animais e, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, tornando-se o maior projeto de castração móvel do mundo. Entre seus objetivos principais, o projeto de castração visa diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

Importância da castração

castração pode reduzir não só a quantidade de gatos e cães pelas ruas, bem como diminuir os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. Segundo o veterinário Felipe Silveira Moreno, do RJPET, a castração pode evitar que cadelas e gatas tenham infecção do útero (piometra).

“Além disso, tumores de mama, estresse durante o cio e até gravidez psicológica podem também ser evitados. No caso dos machos, a castração diminui a possibilidade de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território” explica o veterinário.