12/05/2022 10h15 | Atualizado 13/05/2022 09h17
Na madrugada desta quinta-feira (12), o veleiro “Full Time” foi arrastado pela ventania para as pedras de Itapuca, entre a Praia de Icaraí e a Praia das Flechas, Zona Sul de Niterói. A embarcação que chama a atenção de curiosos que passam pelo calçadão, continua no local no início da manhã desta sexta-feira (13). A Capitania dos Portos foi procurada pela reportagem e emitiu uma nota sobre o ocorrido, confira na íntegra abaixo. (Vídeos e fotos abaixo) O barco estava ancorado na Urca, Zona Sul do Rio, mas o vento forte o soltou e o trouxe até Niterói.
“NOTA OFICIAL
Rio de Janeiro-RJ.
Em 12 de maio de 2022.
A Marinha do Brasil (MB) informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), como Agente da Autoridade Marítima, fiscaliza e ordena, diariamente, o tráfego aquaviário nas águas interiores e no litoral do Rio de Janeiro, a fim de garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental provocada por embarcações, conforme previsto na Lei n° 9.537/97 (LESTA) e no seu regulamento, Decreto n° 2.596/1998 (RLESTA), que estabelecem as atribuições e competências da Autoridade Marítima.
Caso uma embarcação provoque situação que ofereça perigo à navegação ou risco de poluição hídrica, a CPRJ, como Agente da Autoridade Marítima local, providenciará, com a brevidade adequada, a notificação para a adoção de todas as medidas que eliminem aquele determinado risco. Durante este processo, a MB acompanha todas as etapas até a regularização da situação.
No que diz respeito à embarcação de nome “Full Time”, encalhada entre as Praias das Flechas e de Icaraí, em Niterói, a CPRJ informa que realizou a identificação da mesma tão logo teve ciência do ocorrido, bem como contatou o proprietário para que proceda com a retirada da embarcação do local. A equipe de Inspeção Naval da CPRJ fará o acompanhamento de todo o procedimento, garantindo a manutenção das condições da segurança da navegação de acordo com os ditames da Lei n° 9.537/97 (LESTA) e no seu regulamento, Decreto n° 2.596/1998 (RLESTA).
Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente
www.marinha.mil.br”
Aviso de Ressaca
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói, com início às 15h desta sexta-feira (13) e término às 21h do próximo domingo (15). A altura e a direção das ondas é Sul/Sudeste e a altura é de 2,5 metros.