Notícias

Associação Fluminense de Amparo aos Cegos completa 90 anos em Niterói

Associação Fluminense de Amparo aos Cegos completa 90 anos em Niterói

Instituição filantrópica mais antiga de Niterói e a única no Estado do Rio a ter uma produção própria de bengalas, lentes esclerais e próteses oculares, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) completou no dia 1º de maio 90 anos. A sede da Associação fica na Rua Padre Leandro, 18, no Fonseca.

Para celebrar a data, a instituição promete dar mais uma guinada e ampliar seus serviços para a população. Para isto, estão previstos um espaço cultural aberto ao público, a criação de uma faculdade de ensino superior de terapia ocupacional e a ampliação do centro de estudos Louis Braille, que será voltado para pesquisa e inovação, algo inédito no município.

Segundo a direção da Associação, os trâmites burocráticos para a implantação da faculdade, que funcionará na própria sede da instituição, no Fonseca, já estão em fase final de aprovação pelo Ministério da Educação. A previsão é de que até o fim deste semestre tudo esteja pronto, com possibilidade, inclusive, de realização do primeiro vestibular.

Fotos: Sergio Gomes

Segundo o projeto, o Instituto Superior da AFAC (ISAFAC), assim denominado, também oferecerá cursos de extensão e pós-graduação. Já o centro Louis Braille será redimensionado através de parcerias com as universidades, cuja meta é ser um polo de atividades técnico-científicas para atuar também em conjunto com a ISAFAC. O espaço cultural, por sua vez, além de apresentar as tecnologias assistivas e contar a história da instituição através de uma linha do tempo, também apresentará os primeiros equipamentos e utensílios para facilitação das atividades de vida cotidiana desenvolvidos para pessoas com deficiências visuais e outras deficiências, tais como bengalas, órteses, prótese e adaptações.

Ambas as iniciativas têm o propósito de atender a pessoa com deficiência, mas também estarão à disposição do público e daqueles que tiverem interesse em pesquisar esse campo. Ainda dentro das comemorações dos 90 anos, estão previstos o lançamento de um livro contando a história da instituição e um evento na Câmara de Vereadores de Niterói.

Por conta da pandemia, os festejos deverão acontecer em dezembro, como explica a coordenadora técnica do Centro Especializado de Reabilitação da AFAC, Joana Merat: “De fato a pandemia afetou o projeto, mas isso também é geral. Sendo possível, claro, queremos fazer um evento presencial. Então deixamos para dezembro. Afinal, são 90 anos de história. A ideia de ampliar as atividades veio da própria necessidade de inovação e adaptação aos novos tempos. Por exemplo, dentro da visão de sustentabilidade, implantamos um sistema de energia solar e agora vamos partir para o sistema de água. Temos sempre que procurar nos aprimorar em todos os campos.”, diz a coordenadora.