Rio de Janeiro - A Uber anunciou nesta quarta-feira (19) uma nova funcionalidade que permite aos motoristas bloquearem passageiros considerados problemáticos. A novidade será implementada gradualmente para todos os condutores cadastrados na plataforma.
Como funciona o bloqueio de passageiros?
Caso o motorista avalie o passageiro com apenas uma estrela, o bloqueio será automático, impedindo que aquele usuário volte a ser vinculado ao condutor em corridas futuras.
Se o motorista der duas ou três estrelas, o bloqueio será opcional, e ele poderá escolher se deseja ou não impedir novos chamados desse passageiro. Usuários avaliados com quatro ou cinco estrelas não podem ser bloqueados.
A funcionalidade foi lançada antes do Carnaval, período em que há um aumento significativo na demanda por corridas, como forma de reforçar o sistema de avaliações mútuas e garantir uma experiência mais segura e respeitosa tanto para motoristas quanto para usuários.
Objetivo da nova ferramenta
A Uber explicou que a nova funcionalidade faz parte de uma estratégia para incentivar comportamentos mais respeitosos na plataforma. Segundo Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber, a empresa investe constantemente em melhorias para a experiência de motoristas e passageiros.
“O sistema de avaliações funciona nos dois sentidos. Enviamos frequentemente orientações para que os usuários possam melhorar suas notas, e essa comunicação se torna ainda mais relevante durante o Carnaval.”
A empresa destaca que a ferramenta permite maior controle sobre as viagens e reforça o compromisso da Uber com segurança e qualidade no atendimento.