Tecnologia

iOS 18 deixa o iPhone mais pessoal, eficiente e inteligente

Saiba tudo sobre o iOS 18: personalização, novo app Fotos, gerenciamento de e-mails e comunicação aprimorada no Mensagens.

O iOS 18 oferece novas maneiras de personalizar o iPhone, mais formas de manter contato no Mensagens, a maior reformulação do app Fotos até hoje e muito mais.
O iOS 18 oferece novas maneiras de personalizar o iPhone, mais formas de manter contato no Mensagens, a maior reformulação do app Fotos até hoje e muito mais.

Nesta segunda-feira (11), a Apple apresentou o iOS 18, um lançamento marcante que introduz novas opções de personalização, uma reformulação significativa do aplicativo Fotos, novas ferramentas para gerenciar e-mails no Mail, comunicações via satélite no Mensagens e muito mais.

As novidades incluem a capacidade de posicionar apps e widgets em qualquer espaço disponível na Tela de Início, personalizar os botões na parte inferior da Tela Bloqueada e acessar mais ajustes na Central de Controle de forma rápida.

O app Fotos agora organiza automaticamente as fototecas em uma única visualização, com coleções úteis para acesso rápido às imagens favoritas. O Mail utiliza inteligência no aparelho para categorizar e-mails, simplificando a gestão da caixa de entrada, enquanto o iMessage oferece novos efeitos de texto.

Utilizando a tecnologia de comunicação via satélite existente no iPhone, o app Mensagens agora permite enviar mensagens mesmo sem conexão celular ou Wi-Fi.

O iOS 18 também estreia a Apple Intelligence, uma tecnologia de inteligência pessoal para iPhone, iPad e Mac. Esta tecnologia combina modelos generativos com o contexto pessoal para oferecer uma inteligência altamente útil e relevante.

Integrada ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, a Apple Intelligence utiliza o poder dos chips da Apple para entender e gerar textos e imagens, realizar ações entre apps e fazer inferências baseadas no contexto pessoal, simplificando tarefas diárias de maneira eficiente e segura.

“Estamos muito animados por apresentar o iOS 18. Este lançamento traz novos níveis de personalização e eficiência, um app Fotos redesenhado e formas poderosas de se comunicar pelo Mensagens. Há muitos benefícios para todos”, comentou Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple. “Esta versão também marca o início de uma nova era empolgante de inteligência pessoal, com a Apple Intelligence oferecendo possibilidades intuitivas, poderosas e projetadas com foco na privacidade. Mal podemos esperar que as pessoas experimentem.”

Apple iPhone oferece novas opções de personalização na Tela de Início, Tela Bloqueada e Central de Controle

O iPhone agora permite personalizar a Tela de Início, Tela Bloqueada e Central de Controle de maneiras inovadoras. Usuários podem organizar apps e widgets em qualquer espaço disponível na Tela de Início, facilitando o acesso ou melhorando a composição da imagem de fundo. Ícones e widgets podem ganhar um novo visual com efeitos escuros ou coloridos, ou ser exibidos em tamanho maior para criar uma experiência mais personalizada.

A Central de Controle foi redesenhada para oferecer acesso rápido às ações mais usadas no dia a dia, com novos níveis de personalização e flexibilidade. A interface agora facilita a alternância entre grupos de controles frequentemente utilizados, como os do app Casa, reprodução de mídia e conectividade, apenas deslizando o dedo. Além disso, é possível adicionar controles de apps de terceiros compatíveis, permitindo ações como destravar um carro ou capturar conteúdo para redes sociais diretamente da Central de Controle. A nova galeria de controles exibe todas as opções disponíveis, permitindo personalizar o layout, ajustar tamanhos e criar novos grupos de controles.

Pela primeira vez, usuários podem alterar os controles na parte inferior da Tela Bloqueada, escolhendo entre as opções disponíveis na galeria ou removendo-os completamente. O botão de Ação do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max permite ativar rapidamente os controles exibidos na galeria, oferecendo ainda mais personalização e conveniência.

App Fotos do iPhone recebe maior atualização de design até hoje

O app Fotos do iPhone passou por sua maior renovação até hoje, facilitando a busca e a revivência de momentos especiais. A tradicional grade de fotos agora é apresentada em uma visualização única e simplificada, com novas coleções que permitem pesquisar por tema sem a necessidade de adicionar conteúdo aos álbuns. As coleções podem ser fixadas, garantindo que as imagens favoritas estejam sempre acessíveis.

A nova visualização em carrossel destaca automaticamente pessoas, animais de estimação, lugares e outros elementos importantes, atualizando-se diariamente. Esse formato de exibição dá vida às fototecas, permitindo que os usuários relembrem grandes momentos ao navegar pelas imagens. O app é altamente personalizável, permitindo que os usuários organizem suas coleções, fixem as mais acessadas e adicionem itens importantes à visualização em carrossel, tornando cada fototeca única e fácil de usar.

Uma visualização única e simplificada exibe a grade e novas coleções úteis.

iMessage traz novos efeitos de texto e suporte a mensagens via satélite no iOS 18

O iMessage agora conta com novos efeitos de texto que destacam letras, palavras, frases ou emojis com animações dinâmicas, tornando as conversas mais vivas. A formatação de texto foi aprimorada, permitindo adicionar negrito, itálico, sublinhado e tachado, facilitando a expressão das intenções da mensagem. As opções de Tapback foram expandidas, possibilitando responder com qualquer emoji ou adesivo, além de permitir a programação de mensagens para envio posterior.

O Mensagens via satélite permite enviar e receber mensagens de texto, emoji e Tapbacks pelo iMessage e por SMS quando não houver conexão de rede celular ou Wi-Fi disponível.

O app Mensagens também ganhou compatibilidade com o protocolo RCS, garantindo conteúdo multimídia e mensagens em grupo mais confiáveis quando enviados para contatos que não utilizam dispositivos Apple, superando as limitações do SMS e MMS.

Uma das grandes novidades do iOS 18 é a introdução das Mensagens via satélite, útil quando as conexões de rede celular ou Wi-Fi não estão disponíveis. Graças à tecnologia inovadora dos recursos por satélite do iPhone, a opção de se conectar com o satélite mais próximo aparece automaticamente no app Mensagens, permitindo enviar e receber mensagens de texto, emojis e Tapbacks pelo iMessage e SMS. A Dynamic Island indica quando a conexão com o satélite está ativa. Mantendo o compromisso com a privacidade, todas as mensagens enviadas por satélite são criptografadas de ponta a ponta.

Safari lança novos recursos Highlights e Leitor redesenhado para facilitar a navegação

O Safari, reconhecido como o navegador mais rápido do mundo, apresenta agora o recurso Highlights e uma experiência aprimorada do Leitor, tornando ainda mais fácil encontrar informações na internet. Utilizando aprendizado de máquina, o Safari identifica informações importantes nas páginas da web, permitindo, por exemplo, ler o resumo de um artigo, localizar rapidamente um restaurante, hotel ou ponto de interesse, ou ouvir uma faixa de um artista sem sair da notícia sobre o álbum ou a música.

No Safari, o novo recurso Highlights mostra informações importantes dos sites acessados, diminuindo as distrações.

O Leitor foi redesenhado para proporcionar uma leitura sem distrações, oferecendo novas opções, incluindo resumos e índices em textos mais longos. Essas melhorias visam otimizar a experiência do usuário, tornando a navegação mais eficiente e agradável.

iOS 18 aprimora controle de privacidade com novos recursos de gestão de conteúdo

O iOS 18 oferece novas ferramentas para que os usuários possam gerenciar melhor quem pode ver seus apps, como os contatos são compartilhados e como o iPhone se conecta aos acessórios.

Se uma pessoa compartilha o aparelho com outra e não quer exibir seus dados privados, ela pode bloquear determinados apps para que só possam ser abertos com Face ID, Touch ID ou a senha do aparelho, e para que suas informações não apareçam nas buscas nem nas notificações.

Entre as novidades estão os apps bloqueados e ocultos, que garantem que informações privadas, como notificações e conteúdo de apps, não sejam vistas por engano. Agora, é possível bloquear apps para aumentar a privacidade ou ocultá-los em uma pasta específica. Quando um app está bloqueado ou oculto, seus conteúdos, como mensagens e e-mails, não aparecem em buscas, notificações ou outras funções do sistema.

Os usuários também têm mais controle sobre suas informações, podendo escolher compartilhar apenas contatos específicos com determinados apps. Além disso, desenvolvedores têm uma nova forma de conectar acessórios de terceiros ao iPhone sem permitir que o app acesse todos os dispositivos na rede, mantendo a privacidade e facilitando o emparelhamento.

Apple Intelligence transforma comunicação e escrita com novas ferramentas no iOS 18

Profundamente integrada ao iOS 18 e projetada para proteger a privacidade, a Apple Intelligence introduz novas maneiras de aprimorar a escrita e a comunicação. Com as novas ferramentas de escrita, é possível reescrever, revisar e resumir texto em qualquer lugar do sistema, incluindo Mail, Notas, Pages e aplicativos de terceiros.

Novos recursos de imagem tornam a comunicação e a expressão pessoal ainda mais divertidas. O Image Playground permite criar imagens rapidamente em três estilos: animação, ilustração ou esboço. Fácil de usar, o Image Playground está integrado a aplicativos como Mensagens e também possui um aplicativo dedicado.

As Memórias no Fotos permitem criar histórias personalizadas apenas digitando uma descrição. A Apple Intelligence seleciona as melhores fotos e vídeos com base na descrição, organizando-os em um filme com capítulos e um arco narrativo. Além disso, a nova ferramenta Clean Up pode identificar e remover objetos indesejados do plano de fundo de uma foto sem alterar o sujeito principal.

Com o poder da Apple Intelligence, a Siri está ainda mais natural, pessoal e capaz de entender o contexto. Agora, é possível digitar para a Siri e alternar entre texto e voz conforme necessário.

Agora é possível digitar para a Siri e alternar entre texto e voz para se comunicar com ela do jeito que parecer mais apropriado ao momento.

O Private Cloud Compute estabelece um novo padrão para privacidade em IA, permitindo flexibilidade entre o processamento no dispositivo e modelos maiores baseados em servidor. Os dados utilizados pelo Private Cloud Compute não são armazenados nem acessíveis pela Apple, sendo utilizados apenas para atender às solicitações dos usuários, com a privacidade verificada por especialistas independentes.

Além disso, o acesso ao ChatGPT está integrado à Siri e às ferramentas de escrita em todas as plataformas da Apple, proporcionando uma experiência contínua e compreensiva de entendimento de imagens e documentos sem a necessidade de alternar entre aplicativos.

Outros recursos do iOS 18

O iOS 18 traz uma série de novos recursos, incluindo melhorias no Mapas da Apple, onde agora é possível acessar milhares de trilhas de parques nacionais dos Estados Unidos e criar rotas personalizadas de caminhada que podem ser acessadas offline. O Mapas também permite salvar trilhas favoritas, rotas de caminhada e lugares na nova Places Library, com a opção de adicionar notas pessoais.

No Mapas da Apple, é possível acessar milhares de trilhas de parques nacionais dos Estados Unidos, além de criar com facilidade rotas personalizadas de caminhada que podem ser acessadas offline.

O Modo de Jogo aprimora a experiência nos games, oferecendo taxas de quadros mais consistentes e melhorando a capacidade de resposta dos acessórios sem fio, como AirPods e controles. O Apple Pay agora permite resgatar pontos e parcelar pagamentos em determinados cartões de crédito e débito. O Tap to Cash facilita o envio e recebimento de dinheiro entre iPhones aproximando os dispositivos. No app Carteira, os ingressos para eventos incluem informações importantes, como detalhes do estádio e playlists recomendadas do Apple Music.

O Apple Pay oferece novas opções de pagamento, como a possibilidade de resgatar pontos e parcelar em determinados cartões de crédito e débito.

Com o SharePlay no Apple Music, várias pessoas podem controlar o que toca no HomePod, na Apple TV ou em caixas de som Bluetooth, tornando a experiência musical mais envolvente. As interações com a Siri nos AirPods ficam mais personalizadas, permitindo responder com movimentos de cabeça. O Isolamento de Voz nos AirPods Pro melhora a qualidade das chamadas em ambientes ruidosos. Atualizações nos AirPods garantem menor latência de áudio em jogos e um Áudio Espacial Personalizado para uma experiência mais imersiva.

No app Notas, o recurso Math Notes resolve fórmulas e equações digitadas instantaneamente. O Diário agora oferece uma nova visualização de informações para acompanhar objetivos e buscar entradas com mais facilidade. O tempo dedicado ao diário pode ser registrado como minutos de atenção plena no app Saúde, e um widget permite iniciar rapidamente a escrita. As gravações de áudio são transcritas automaticamente e podem ser exportadas ou impressas.

O Calendário integra eventos e tarefas do app Lembretes, permitindo criar, editar e concluir lembretes diretamente. A visualização mensal atualizada oferece uma visão geral de eventos e tarefas. No app Saúde, a Ficha Médica foi redesenhada para facilitar o acesso a informações importantes durante emergências, e o app oferece ajustes e recomendações para entender melhor a saúde física e mental durante a gravidez.

O Emergency SOS Live Video permite enviar gravações e fazer streaming para ajudar os serviços de emergência, proporcionando uma assistência mais rápida e eficaz. O app Casa inclui acesso para convidados, permitindo compartilhar o controle de acessórios de automação residencial e definir horários para o acesso. A tecnologia de banda ultralarga possibilita abrir fechaduras compatíveis ao chegar a menos de dois metros da porta, e atualizações na categoria Energia ajudam os usuários a tomar decisões mais conscientes sobre o uso de eletricidade em casa.

Entre as atualizações de acessibilidade estão: Eye Tracking, para navegar pelo iPhone com os olhos; Music Haptics, permitindo que pessoas surdas ou com perda auditiva curtam música por meio do Taptic Engine; e Vocal Shortcuts, que ajudam a realizar tarefas com comandos de voz personalizados.