
O mercado imobiliário de Niterói chega ao fim de 2025 em ritmo acelerado — e com o Centro na dianteira dos lançamentos residenciais. Nesta terça-feira (02/12), o setor se reúne no Ballroom para celebrar os resultados, premiações e o impacto direto na economia e no emprego na cidade.
Mercado imobiliário de Niterói fecha 2025 em alta e com premiação da Ademi
O mercado imobiliário de Niterói terá noite de gala nesta terça-feira (02/12), no Ballroom, a partir das 18h. Depois de um 2025 marcado por expansão e retomada, o setor se reúne para comemorar resultados e reconhecer quem puxou a fila do crescimento na cidade. A Ademi organiza sua premiação anual, com presença esperada de empresários, incorporadoras e profissionais da construção civil.
Lançamentos avançam 73% e vendas sobem 45% em 10 meses
Entre janeiro e outubro de 2025, os lançamentos cresceram 73% em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Ademi. As vendas acompanharam o ritmo e fecharam os dez primeiros meses do ano com alta de 45%.
Esse desempenho indica mercado aquecido, com estoque girando e novos canteiros surgindo pela malha urbana do município.
Premiação Ademi: mais de 20 nomes sobem ao palco
A cerimônia reconhece diferentes frentes do setor:
- Spin será premiada como Imobiliária do Ano
- Soter receberá o título de Incorporadora do Ano
- SelfSpin será destaque em Inovação e Tecnologia, pelo desenvolvimento de um modelo de atendimento baseado em inteligência artificial
Centro de Niterói lidera novas unidades e concentra volume em 2025
A expansão teve como base a oferta: só a Spin colocou no mercado 26 novos empreendimentos em 2025, totalizando 2.918 novas unidades habitacionais em Niterói. A maior concentração ocorreu entre Centro e Zona Sul.
Bairros com mais lançamentos: Icaraí aparece no topo percentual
Na distribuição por lançamentos:
- Icaraí respondeu por 19,2%
- Piratininga e São Francisco ficaram empatados com 15,4%
Centro impõe liderança em volume: 1.050 novas unidades
Quando o recorte é volume absoluto de novas unidades, o Centro se destaca com 1.050. No eixo sul, Icaraí e São Francisco voltam a aparecer no mapa com 575 e 280 imóveis lançados, respectivamente.
Além disso, o setor registrou novos empreendimentos em Itaipu, Santa Rosa, Itacoatiara, Fonseca, Charitas, Camboinhas e Jardim Icaraí, ampliando o “radar” do mercado em 2025.
Vendas de imóveis disparam: 1.976 unidades comercializadas em 10 meses
O movimento de compra e venda respondeu rápido: o mercado comercializou 1.976 unidades nos primeiros dez meses de 2025, acima das 1.356 registradas no ano anterior.
Emprego e impacto social: setor movimenta 15 mil postos
Segundo Bruno Serpa Pinto, vice-presidente da Ademi e CEO da Spin, o setor tem papel central na economia local, gerando cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. Ele destaca ainda o impacto social do segmento:
“Além de ser um importante gerador do primeiro emprego para uma parcela da população, o segmento promove assistência social, médica e itinerante através do Seconci (Serviço Social da Construção), em parceria com a Firjan” afirma.
Poder público e iniciativa privada no crescimento urbano
O prefeito Rodrigo Neves também relacionou o avanço do setor ao desenvolvimento urbano e ao emprego, citando diferentes profissões envolvidas:
“É um reconhecimento da força e da inovação do setor imobiliário de nossa cidade, que tem um papel estratégico no desenvolvimento urbano e na geração de empregos em Niterói seja através dos arquitetos, operários, engenheiros, coorretores, designs e outros. O crescimento na área é o resultado do trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada.”
Ao fim de 2025, os números reforçam que o mercado imobiliário em Niterói não só acelerou lançamentos e vendas, como também ampliou o impacto na geração de emprego e na dinâmica econômica da cidade.