
Uma pesquisa da Abrasel Leste Fluminense-RJ revelou que os empresários de alimentação fora do lar no bairro de São Francisco, em Niterói, avaliam de forma altamente positiva a realização de eventos esportivos na região.
Segundo o levantamento, mais de 80% dos associados apontaram que as competições ajudam a movimentar a economia, atraindo turistas e ampliando a demanda em bares e restaurantes locais.
Campeonato Mundial de Va’a 2025 impulsionou negócios
O estudo destacou o impacto do Campeonato Mundial de Va’a 2025, maior evento global de canoa havaiana, realizado em Niterói. Durante o período, 66% dos associados relataram crescimento de faturamento entre 10% e 40%.
Para os empresários, a chegada de atletas e turistas de outros estados e países garante um fluxo contínuo de consumo na cidade, fortalecendo tanto o setor gastronômico quanto o hoteleiro.
Desafio: integração com o planejamento
Apesar dos números positivos, a pesquisa apontou um desafio: quase 90% dos empresários disseram não ser convidados para participar do planejamento dos eventos esportivos.
Sandro Pietrobelli, presidente da Abrasel Leste Fluminense-RJ, reforça que a integração entre poder público, organizadores e setor produtivo pode potencializar ainda mais os resultados:
“Turistas de outros estados e de outros países chegam à cidade para esses eventos e usufruem do comércio e da hotelaria durante vários dias, diferente de grandes shows, que atraem multidões, ambulantes em situação de informalidade e complicações no trânsito e no ordenamento urbano. Em uma cidade como Niterói, com uma geografia privilegiada e vocacionada para o esporte, esses eventos contribuem positivamente para o segmento”, destacou.