Na Mesa com a Abrasel

Tejo Bistrô aposta no autêntico sabor português em Niterói

Restaurante não pretende ser franquia e produz receitas tradicionais do chef

Conteúdo Especial

Abrasel Leste Fluminense Acessar site
Divulgação/Tejo Bistrô
Divulgação/Tejo Bistrô

Niterói - De propriedade do chef português José António Fernandes Dias, o simpático e charmoso — além de saboroso — Tejo Bistrô fica no segundo andar do Mercado Municipal de Niterói.

“O Tejo Bistrô surgiu quando José resolveu ficar em uma das lojas do novo Mercado Municipal de Niterói. Ele foi dono de um restaurante em Lisboa, perto do Rio Tejo, durante mais de vinte anos. E desde 2014 eu, sua esposa, e nossa filha, moramos em Niterói. Acabei o doutorado em 2014 e recebi uma proposta para trabalhar no Rio. Na mesma época, José recebeu uma proposta para trabalhar em um hotel de 4 estrelas em Wengen, na Suíça, em um dos restaurantes do hotel. Ele passava sete meses na Suíça e cinco no Brasil. No verão e no inverno europeus, ele passava na Suíça. Já no Brasil, passava a primavera e o outono. Em janeiro de 2023 decidimos pela loja 209 do Mercado Municipal. Quando José voltou para o Brasil, em abril, encerrou o contrato que tinha com o hotel suíço”, explica Erika Simone Dias, sócia do marido no empreendimento.

De acordo com a sócia, José pensou em fazer um bistrô com os pratos que ele servia em Portugal — entre eles Bacalhau com natas, à Lagareiro, Zé do Pipo, À Minhota; o Bitoque, que é tipo um bife a cavalo; Arroz de polvo, Arroz de pato e o tradicional Arroz de marisco.

Divulgação/Tejo Bistrô

“Escolhemos este nome porque foi perto do Rio Tejo que nos conhecemos. O Tejo Bistrô não tem pretensão de ser franquia, é um restaurante familiar, que conta com José como chef e eu como hostess. Nosso cozinheiro principal está conosco desde que abrimos e nossos atendentes são como uma família. O Bacalhau com natas e o Bacalhau à Lagareiro são os mais pedidos da casa, assim como o Arroz de polvo. José só utiliza alimentos frescos e de qualidade e supervisiona a cozinha todos os dias, inclusive em suas folgas. Pessoalmente, ele compra os ingredientes para os pratos e já até ensinou os dois cozinheiros a fazer o bolinho de bacalhau, a feijoada portuguesa e o arroz de polvo exatamente como ele cozinhava lá em Portugal. A qualidade da nossa comida é muito importante para nós, pois é isso que gera o sabor dos pratos. Queremos que os clientes sejam bem servidos e apreciem o gosto da culinária portuguesa feita por um português de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, região do Minho”, explica ela.

Divulgação/Tejo Bistrô

“José veio para o Brasil para ficar com a família o ano todo, mas sempre quis ter um restaurante aqui. Ele é querido e respeitado pelos lojistas e pela equipe. É brincalhão, mas extremamente responsável. Não há quem não goste dele. E a comida do Tejo é muito elogiada. Sabor e qualidade por um preço justo é o que praticamos”, conclui Erika, convidando os clientes a irem conferir suas especialidades.

  • SERVIÇO:
  • Tejo Bistrô – Mercado Municipal de Niterói 
  • Av. Feliciano Sodré, 488 – loja 209 – São Lourenço, Niterói 
  • Telefone: (21) 2828-1023 | @tejobistro | WhatsApp