Niterói - Na última terça-feira (3) a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) de Niterói comemorou, na casa de festas Ballroom, em São Francisco, as vitórias do setor na 13ª edição do Prêmio Ademi – tradicional na cidade.
Além da presença de profissionais de referência do ramo, estiveram no evento o prefeito Axel Grael, o prefeito eleito Rodrigo Neves, o secretário municipal de urbanismo Renato Barandier, o deputado estadual Vitor Junior, o presidente da Câmara dos Vereadores Milton Cal, e o vereador eleito Binho Guimarães, entre outros.
A premiação acontece todos os anos, mas em 2024 ela trouxe um novo sabor para a área. Este foi o ano da retomada pós-pandemia, principalmente depois da aprovação em Niterói da nova lei municipal de uso e ocupação do solo. Na ocasião foram homenageados projetos, profissionais e empresas que tiveram destaque neste período. Foram entregues prêmios em várias categorias, entre elas concepção arquitetônica e urbanística, comercialização imobiliária e imobiliária do ano.
Para 2025 a previsão é de cerca de 30 lançamentos, que geram por volta de 30 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Um investimento que gira em torno de R$ 2 bilhões em lançamentos – um marco para o novo ciclo do mercado. Os novos projetos em andamento serão focados em sustentabilidade e mobilidade urbana.
“O setor da construção civil é um dos que mais empregam na cidade e passou recentemente por um momento de dificuldade após a crise econômica, do crédito e da taxa de juros, entretanto Niterói passou por essa crise de maneira um pouco melhor do que as demais cidades do país. Não tenho dúvida que agora, com os investimentos que nós realizamos no Túnel Charitas-Cafubá, na Região Oceânica, e a nova legislação urbana que traz estabilidade, nós vamos ter um novo ciclo virtuoso de investimentos no setor, e isso é muito positivo para Niterói”, disse o prefeito eleito, Rodrigo Neves, com exclusividade ao Portal Cidade de Niterói.
“Quero agradecer aos empreendedores da nossa cidade a confiança no nosso trabalho. Estou na reta final da minha gestão, mas tenho um orgulho muito grande de ter uma atuação que apoiou o Rodrigo, desde 2012, a liderar este processo de retomada nos últimos doze anos. Trabalhei muito, de 2021 em diante, para que a gente mantivesse a cidade no ritmo de desenvolvimento da gestão anterior do Rodrigo. Hoje temos 500 frentes de obras estruturantes. Nós fizemos, com a participação muito grande de vocês, a nova lei urbanística, que abre novas perspectivas. Foi um processo difícil, um debate com um tempero de disputa política muito forte, mas aprovamos o que é melhor para Niterói. Nesta lei estabelecemos o que será a cara da nossa cidade nos próximos dez anos. Através do diálogo, construímos um processo que já conta com o apoio e a compreensão da população. Quero agradecer a todos vocês, porque nosso papel é trabalhar as políticas públicas, mas é fundamental ter parceria com o setor”, explicou o prefeito Axel Grael.
Já o vereador eleito Binho Guimarães valorizou o desenvolvimento da cidade através da nova lei urbanística. “O mercado imobiliário é um indutor importante da nossa economia e precisamos olhar com muita atenção para o segmento e atender as suas necessidades. A tarefa do poder público é orientar este desenvolvimento de forma sustentável, preservando o que Niterói tem de mais extraordinário: suas belezas naturais, matas, praias e enseadas. O mercado imobiliário tem a capacidade de levar o desenvolvimento para áreas degradadas. Estamos vendo esse processo acontecer no Centro da cidade por indução do poder público, mas com apoio da iniciativa privada. Hoje é uma noite para comemorar o os bons resultados deste setor para o futuro de Niterói – com geração de emprego e renda e tributos para nossa cidade”, concluiu Binho.
Novo ânimo no setor
Júlio Kezen, presidente da Ademi Niterói e CEO da Soter, celebrou a união do setor. “Essa premiação é um momento para homenagear as empresas, os empreendimentos e profissionais que se destacaram neste ano – e pensar no futuro. Este ano a Ademi contou com a entrada de diversos novos sócios, entre incorporados e construtoras, além de um número significativo de lançamentos. Valorizamos esta credibilidade que as empresas depositaram em nós. Esperamos que o ano que vem seja ainda melhor. A nova lei urbanística começou a valer em agosto deste ano, então ainda vai surtir os efeitos nos próximos projetos. É uma legislação mais moderna, que será ótima para a cidade”, explicou ele.
Já o vice-presidente da Ademi e CEO da SPIN, Bruno Serpa Pinto, disse que Niterói vai se modernizar, lançando seus empreendimentos com mais vagas para bicicletas, com novas vagas já adaptadas para carros elétricos, e até edifícios sem garagem – estimulando o uso de transporte público. “Encerramos um ciclo de uma lei ultrapassada, que não condizia com a necessidade atual da população niteroiense, e iniciamos um novo ciclo de destravamento do mercado imobiliário. Os empreendimentos passam a estar completamente antenados com as necessidades da atualidade, sejam elas de inteligência artificial, bicicletários, espaços delivery ou uma série de outras necessidades. Nos próximos doze meses serão mais de trinta empreendimentos imobiliários e, em uma cidade de meio milhão de habitantes, isso é um número bastante expressivo. Além disso, temos uma retomada do ânimo no setor, aumento na velocidade de vendas e ganho para o investidor, já que haverá um crescimento no preço das unidades daqui para frente. Quem comprar hoje vai comprar melhor do que quem vai comprar amanhã”, explicou o empresário.
Confira os vencedores
Há mais de 52 anos exercendo a função social que é, basicamente, construir moradias de qualidade, as empresas do mercado imobiliário de Niterói e do Leste Fluminense têm se dedicado ao longo dos anos em se aperfeiçoar e se modernizar para poder oferecer moradias da mais alta qualidade, com melhores projetos, especificações e acabamentos.
Os vencedores do 13º prêmio top imobiliário Ademi-Niterói 2024 representam toda a indústria da construção civil que materializa os desejos de milhões de brasileiros. Um setor, através dos milhares de empregos que gera e dos elevados impostos que paga, segue executando com qualidade e eficiência o sonho da casa própria.
- Imobiliária do Ano: SPIN Inovações Imobiliárias
- Empreendimento Residencial Categoria Luxo de Grande Porte: Soter Sociedade Técnica de Engenharia
- Empreendimento Residencial Categoria Luxo de Porte Médio Porte A: Conviva Engenharia Construção e Participação
- Empreendimento Residencial Categoria Luxo de Porte Pequeno Porte A: Construtora Ramabe Empreendimentos Imobiliários
- Empreendimento Residencial Categoria Luxo de Porte Pequeno Porte B: Soter Sociedade Técnica de Engenharia
- Empreendimento Residencial Categoria Luxo de Porte Médio B: Conviva Engenharia Construção e Participação
- Empreendimento Residencial Especial Luxo de Pequeno Porte A: Tresor Incorporações
- Empreendimento Residencial Luxo de Pequeno Porte C: Itaúba Arquitetura e Construções
- Empreendimento Residencial Categoria Especial Luxo de Médio Porte A: Bacos Construtora
- Empreendimento Residencial Categoria Especial Luxo de Médio Porte B: Proart Engenharia
- Studio Especial Super Luxo de Pequeno Porte A: Elvas Empreendimentos
- Studio Especial Super Luxo de Pequeno Porte B: Proart Engenharia
- Empreendimento Comercial: Céu Construções e Engenharia Urbana
- Concepção Arquitetônica e Urbanística: Joaquim Andrade Neto Arquitetos
- Comercialização Imobiliária: SPIN Inovações Imobiliárias
- Criatividade Imobiliária: Amim Consultoria Imobiliária
- Imobiliária Destaque: Davi Saramago
- Imobiliária Revelação: Lopes
Confira os homenageados
- Pinto de Almeida Engenharia – Pelos seus 61 anos atuando no mercado
- Céu Construções e Engenharia Urbana – Pelos seus 60 anos atuando no mercado
- Equipe Projetos e Construções – Pelos seus 59 anos atuando no mercado
- Soter Sociedade Técnica de Engenharia – Pelos seus 57 anos atuando no mercado