Justiça

OAB-RJ constata e denuncia irregularidades em fóruns de Niterói

Irregularidades em fóruns de Niterói: OAB-RJ constata e denuncia falhas no processo de celeridade. Confira os detalhes.

Foto: Bruno Mirandella
Foto: Bruno Mirandella

A série de diligências do “Giro da Celeridade Processual”, liderada pela presidente da Comissão de Celeridade Processual, Ana Tereza Basilio, visitou nesta terça-feira, 30, dois importantes fóruns da comarca de Niterói: o Fórum Central e o Fórum de Pendotiba, na Região Oceânica.

Uma comitiva da Seccional RJ e da OAB Niterói esteve presente, incluindo Pedro Gomes, presidente da OAB Niterói, e diversos advogados e membros de comissões.

Entre os participantes estavam Daniel de Aquino, Marcos Mesquita, Lídia Bastos, Kátia Regina dos Santos, Júnior Rodrigues e Maria Alcina Leitão.

Foto: Bruno Mirandella

“Nosso Giro da Celeridade se deparou hoje com uma situação incomum no estado. No Fórum da Região Oceânica não encontramos problemas de falta de servidores, mas ainda assim a situação é de morosidade, sobretudo nas Varas Cíveis. A 1ª Vara Cível tem processos com cem dias para processamento. Trata-se de um fenômeno observado em todo o estado: ações do consumidor que deveriam estar sendo distribuídas no Juizado e, por conta da jurisprudência restritiva das turmas recursais, estão indo para as Varas Cíveis. Esse é um cenário que prejudica bastante a celeridade no andamento dos processos, que estamos vendo com frequência no Rio de Janeiro”, destacou Ana Tereza Basílio, acrescentando que solicitará requerimento de Geap (Grupo Emergencial de Auxílio Programado) para a 1ª Vara Cível, além de mais um estagiário.

Foto: Bruno Mirandella

Problemas Identificados pela OAB

  • 3ª Vara Cível: Equipamentos insuficientes para atendimentos pelo Balcão Virtual, com apenas uma câmera disponível. O volume de processos ultrapassa 5 mil, mas há apenas cinco funcionários, dois dos quais estão no gabinete do juiz. Os processos do mês de abril no PJe ainda estão em distribuição.
  • 6ª Vara Cível: Necessidade urgente de um juiz titular e servidores do Geap. O acervo de 6,2 mil processos é atendido por cinco servidores e três estagiários. Processos do PJe estão de janeiro deste ano e do DCP de novembro de 2023.
  • 10ª Vara Cível: Ausência de juiz titular desde fevereiro de 2023. A serventia deve ser extinta nos próximos meses, e os mais de 4 mil processos serão redistribuídos. Há preocupação de que essa redistribuição piore as condições das outras varas.

Fórum de Pendotiba

  • 1ª Vara Cível de Família: Aproximadamente 6 mil processos acumulados, com um tempo de espera de 60 dias no DCP e 50 dias no PJe.
  • 2ª Vara Cível: Acúmulo de 7.822 processos, principalmente de execução fiscal e demandas de saúde. Nove funcionários e três estagiários atendem, mas há falta de dois funcionários e câmeras para o Balcão Virtual.
  • Juizado Especial Cível (JEC): Volume processual elevado com mais de sete mil processos. Dez servidores e oito estagiários estão presentes, mas há necessidade de mais câmeras para o Balcão Virtual. As audiências estão agendadas para o final de agosto.

Ações e Futuro

Pedro Gomes, presidente da OAB Niterói, destacou que as demandas levantadas serão levadas à Corregedoria do TJ/RJ para promover a celeridade processual e auxiliar a advocacia local. A diligência captou problemas críticos, que serão tratados para melhorar as condições de trabalho e atendimento nos fóruns de Niterói.

“Quero agradecer à Drª Ana Basilio por este Giro Processual na cidade, visando agilizar os processos e detectar as necessidades administrativas nas Varas. Diante da decisão arbitrária do tribunal (quanto à extinção da 10ª Vara Cível), a luta da OAB/RJ agora é pela distribuição dos servidores no município. Este é um pleito precioso para a advocacia local. Vamos lutar para que os serventuários continuem na Comarca do Centro de Niterói.” destacou Gomes.