Neste domingo, 6 de outubro, cerca de 155,9 milhões de brasileiros irão às urnas em 5.569 municípios para eleger prefeitos e vereadores. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores confirmem o local de votação com antecedência, evitando deslocamentos desnecessários no dia da eleição.
Como consultar seu local de votação
No site do TSE
A consulta pode ser feita de forma rápida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acesse a página de Atendimento Eleitoral e clique em “Onde Votar”. Para autenticar, você pode usar o nome completo, número do título de eleitor ou CPF. Em qualquer caso, será necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe.
Autoatendimento eleitoral
Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem essa consulta. Preencha os dados e você verá a inscrição eleitoral, a zona e o local de votação.
E-Título
O aplicativo e-Título exibe o local de votação logo na tela inicial, abaixo do nome do eleitor. Além disso, o app usa geolocalização para guiar até a seção eleitoral. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos para Android e iOS até sábado, dia 5 de outubro, véspera do pleito.
O que levar no dia da eleição
Não é obrigatório levar o título de eleitor em papel. A versão digital, o e-Título, é suficiente, desde que o documento esteja em situação regular. Eleitores com inscrição cancelada ou suspensa não terão o título listado na seção eleitoral.
Na seção, será exigido um documento oficial com foto, como:
- e-Título
- Carteira de identidade
- Passaporte
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Certificado de reservista
A Justiça Eleitoral esclarece que documentos vencidos ainda são aceitos, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.