Justiça

Justiça determina que Instagram remova perfis falsos contra Rodrigo Neves

Rodrigo Neves | Foto: Arquivo cidadedeniteroi.com
Rodrigo Neves | Foto: Arquivo cidadedeniteroi.com

A Justiça Eleitoral de Niterói determinou a remoção imediata de mais de 30 perfis falsos no Instagram, que teriam objetivo de prejudicar o candidato Rodrigo Neves (PDT). As postagens, com propaganda irregular ou mensagens difamatórias contra outros candidatos, tentam se passar por oficiais, mas com informações falsas e negativas.

A decisão da juíza eleitoral Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral, ordena que o Facebook, responsável pela rede social, informe os responsáveis pela criação dos perfis falsos, verificando a identidade do usuário.

Print de um dos perfis. Reprodução

A equipe jurídica da campanha foi alertada a partir de informações passadas pela plataforma Niterói Sem Fake News (niteroisemfakenews.com), que apura links ou imagens de possíveis fake news. De acordo com a equipe do político, os perfis não pertencem ao candidato nem a terceiros ligados à sua campanha. Uma das mensagens dá entender que o candidato apoia furtos realizados por usuários de drogas na cidade.

“Infelizmente, esse tipo de prática criminosa, de alguns adversários, já era esperada por nós. Quem não tem trajetória, não tem realizações, entregas, propostas e nem trabalho para apresentar, e tampouco compromisso com a verdade e a democracia, faz esse tipo de coisa. Nós vamos seguir firmes com uma campanha propositiva e ao mesmo tempo buscando na Justiça para resposta a esses atos criminosos” afirmou Rodrigo Neves.