Justiça

Júri condena réu por matar mulher em marcha à ré em Niterói

Tribunal do Júri de Niterói condena Marcos Rezende Kita por matar mulher em marcha à ré. Entenda os detalhes do caso.

Marcos Rezende Kita | Reprodução
Marcos Rezende Kita | Reprodução

Niterói - O Tribunal do Júri de Niterói condenou nesta terça-feira (6) Marcos Rezende Kita a 26 anos e 8 meses de reclusão, em regime fechado, pelo assassinato de Isabel Cristina de Mendonça, ocorrido em maio de 2023, e pelas tentativas de homicídio contra os filhos dela, Matheus Henrique e Shelton, que conseguiram escapar do ataque. (Vídeo abaixo)

Atropelamento foi intencional, diz decisão do júri

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, Isabel e os filhos estavam voltando de um bar no bairro Engenho do Mato, por volta de 0h20, quando se envolveram em uma discussão com Marcos, que dirigia um Chevrolet Montana. Após um breve conflito físico com os filhos de Isabel, Marcos deixou o local, mas retornou e acelerou em marcha à ré contra os três, atingindo Isabel e a arrastando por 39 metros, conforme apontou a perícia.

Câmeras de segurança flagraram o momento em que, após o atropelamento, Marcos ainda avançou o carro novamente sobre o corpo da vítima. Matheus e Shelton conseguiram se salvar desviando do veículo.

Condenação por homicídio triplamente qualificado

O réu foi condenado por homicídio triplamente qualificado — por uso de meio cruel, motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima — além de duas tentativas de homicídio qualificadas.

Durante a leitura da sentença, a juíza Nearis Carvalho Arce destacou a frieza do acusado:

“Revelam-se claras a frieza e o menosprezo pela vida humana no desempenho da empreitada criminosa, especialmente considerando que já haviam cessado a discussão e as agressões entre os envolvidos, quando o acusado, podendo se retirar do local, optou por utilizar-se de seu veículo como verdadeira arma contra as vítimas.”, afirmou.

Isabel Cristina de Mendonça | Reprodução

Réu continuará preso e não poderá recorrer em liberdade

A magistrada também negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade. Segundo ela, a prisão cautelar se justifica pela necessidade de garantir a ordem pública, evitar riscos à aplicação da lei penal e pelo fato de Marcos Rezende ser reincidente e ter maus antecedentes.

Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que Isabel Cristina Mendonça, 49 anos, foi atropelada em Niterói.