Eleições | Se você deseja votar utilizando o título de eleitor digital, precisa baixar o aplicativo e-Título até este sábado (5). No domingo (6), dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar sobrecarga no sistema e instabilidades. O aplicativo volta a estar disponível na segunda-feira (7).
O e-Título é um aplicativo oficial da Justiça Eleitoral que pode ser usado como documento de identificação no dia da votação. Além disso, permite acessar o local de votação e realizar a justificativa de ausência no caso de não comparecimento.
O app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Após o download, basta preencher os dados pessoais e validar o acesso. Para votar com o título digital, é necessário que o aplicativo contenha a biometria e foto do eleitor, além de estar devidamente atualizado.
O que levar no dia da votação
No dia da eleição, além do e-Título, o eleitor pode apresentar qualquer documento oficial com foto, como Carteira de Identidade, CNH, ou Carteira de Trabalho. Vale lembrar que o celular não pode ser levado para a cabine de votação e deve ser deixado com os mesários.
Como consultar o local de votação online
O eleitor pode consultar o local de votação tanto pelo aplicativo e-Título quanto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso de mudança de seção eleitoral dentro do mesmo município, o local já aparecerá atualizado.
Pelo site do TSE
- Acesse o portal do TSE.
- Na aba “Serviços eleitorais”, clique em “Local de votação/zonas eleitorais”.
- Selecione a opção “Consulte Onde Votar”.
- Preencha o formulário com seu nome, título de eleitor ou CPF, além da data de nascimento e o nome da mãe.
As páginas dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem essa consulta.
Documentos aceitos no dia da eleição
No dia da votação, não é obrigatório levar o título de eleitor, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título. Será necessário apenas apresentar documento oficial com foto como identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH, entre outros. Documentos com validade expirada também serão aceitos, desde que permitam a identificação do eleitor.