Justiça

Agosto Lilás: Niterói promove diálogos sobre violência contra a mulher

Niterói realiza rodas de conversa do Agosto Lilás, reforçando a Lei Maria da Penha, o autocuidado e a rede de proteção às mulheres.

Claudio Fernandes - Palestra Fernanda Sixel

Niterói se mobilizou nesta quarta-feira (27) com atividades do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Em encontros com a comunidade e trabalhadoras da Clin, foram debatidos direitos, autocuidado e a importância da Lei Maria da Penha.

Foto: Divulgação

Agosto Lilás em Niterói: encontros pela valorização feminina

A Prefeitura de Niterói promoveu nesta quarta-feira (27) uma série de atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência de gênero. A ação destacou a valorização das mulheres, a rede de proteção existente e o papel fundamental da Lei Maria da Penha.

Foto: Divulgação

Diálogo no Módulo Médico de Família

Pela manhã, o Módulo Médico de Família Teixeira de Freitas recebeu o encontro “Agosto Lilás: da Lei Maria da Penha à Saúde da Mulher”, mediado por Fernanda Sixel Neves, primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.

O bate-papo reuniu moradoras em uma roda de conversa sobre violência doméstica, autocuidado, cuidado coletivo e o fortalecimento das redes de apoio.

“Quando mulheres se encontram, a comunidade se fortalece. Foi uma manhã de diálogo e aprendizado com mulheres incríveis, que reforçaram a importância de nos apoiarmos e reconhecermos nossas potências”, afirmou Fernanda.

Palestra na Companhia de Limpeza de Niterói

Também nesta quarta-feira, colaboradoras da Clin participaram de uma palestra conduzida por Luciana de Faria Alves, guarda municipal, gestora ambiental e co idealizadora do Programa Guardiãs Maria da Penha.

A iniciativa faz parte da Escola Clin, projeto que desenvolve ações educativas e de saúde entre os trabalhadores. Durante a apresentação, Luciana destacou:

  • A trajetória de Maria da Penha;
  • O funcionamento da lei que leva seu nome;
  • O ciclo da violência doméstica;
  • A importância de reconhecer sinais de intimidação e agressão.

A gari Tatiana Silva dos Santos, funcionária da Clin desde 2011, elogiou a ação:

“Achei ótima. Muitas mulheres não conhecem seus direitos. Vou compartilhar essas informações com as minhas amigas para que também possam se proteger”, disse.

Agosto Lilás: campanha de conscientização nacional

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de combate à violência contra a mulher, criada em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.

Em Niterói, a programação segue nos próximos dias com palestras, debates, ações esportivas e culturais, reforçando a importância da prevenção, proteção e informação sobre violência doméstica e familiar.