Niterói - O Festival Gastronomia do Mar 2024, após uma abertura de sucesso no Jardim Icaraí, realiza seu segundo grande evento neste sábado (30/11), a partir das 10h, na entrada do tradicional Mercado São Pedro (Av. Visconde do Rio Branco, 55, Centro, Niterói). Com produção da C Comunicação e curadoria da renomada chef Flávia Quaresma, o evento promete atrair amantes da culinária e da boa música com uma programação rica e gratuita.
Programação com chefs renomados e atrações culturais
Os destaques do dia incluem aulas-show gratuitas com chefs consagrados, que ensinarão receitas práticas e saborosas de frutos do mar. O público também poderá degustar os pratos preparados. Confira as aulas, que acontecem no Palco Naturgy:
- 11h: João Diamante (chef do Dois de Fevereiro)
- 12h: Jess Hulme (do restaurante Pitanga)
- 13h: Frederic Monnier (consultor do Sesc)
- 14h: Vicente Maia (Casa Buonasera)
Após as aulas, a música ao vivo toma conta do Palco Sesc, a partir das 15h. Além disso, o evento contará com recreação infantil e a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj, com imagens e textos sobre frutos do mar da Baía de Guanabara e litoral fluminense.
Circuito gastronômico com mais de 30 restaurantes
Paralelamente aos eventos de rua, o festival oferece um circuito gastronômico em mais de 30 restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói, que apresentam pratos exclusivos de pescados. Entre os participantes estão nomes premiados como o Gruta de Santo Antônio, vencedor de diversos prêmios por sua excelência em frutos do mar, e o Babbo Osteria, eleito melhor trattoria moderna.
Tradicional restaurante português da Ponta D’Areia, em Niterói, a Gruta de Santo Antônio venceu dez vezes o prêmio de melhor restaurante de frutos do mar por “O Globo”, além de melhor restaurante do Brasil e quarto da América Latina pelo Tripadvisor. Aberta em 2021, em Ipanema, na zona sul carioca, a Babbo Osteria foi eleita melhor trattoria moderna de 2023 pelo guia Comer e Beber, da Veja Rio.
A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).
O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São Jorge, Boteco Confraria, Casa Di Lucy, Fafelli, Lucca Forneria, Malbek, Namorando, Pitanga, Queen Jardim, Salve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).
O circuito conta ainda com Arabesco, Gutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.
Encerramento em grande estilo
A última edição do festival acontecerá no dia 7 de dezembro, com novos chefs, incluindo Monique Gabiatti (Polvo Bar) e Flávia Quaresma, além de workshops especiais. O evento reafirma sua proposta de movimentar a economia local, unindo cultura, gastronomia e sustentabilidade.
Festival Gastronomia do Mar
O festival é uma iniciativa que visa fortalecer a cadeia produtiva da pesca e da gastronomia, conectando os pescadores locais aos consumidores finais. Com patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento tem apoio de importantes instituições como Fecomércio-RJ, Sesc, Senac, além de parcerias com as prefeituras de Niterói e Rio de Janeiro.
Para mais informações sobre participantes e programação, acesse: gastronomiadomar.com.br.