Esportes

Vasco estreia na Copa do Brasil de Futsal em ginásio de Niterói

O Vasco estreia na Copa do Brasil de Futsal em Niterói enfrentando o Minas. Saiba tudo sobre o confronto no CT Niterói.

Estrutura de alto nível do CT mostra que a cidade vem se consolidando em infraestrutura esportiva | Foto: Guto Rodriguez
Estrutura de alto nível do CT mostra que a cidade vem se consolidando em infraestrutura esportiva | Foto: Guto Rodriguez

Niterói - O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, antigo Tio Sam, localizado no Barreto, será palco de um grande confronto esportivo no próximo domingo (23), às 11h. O Vasco da Gama inicia sua jornada na Copa do Brasil de Futsal 2025 enfrentando o Minas, em busca do título e da vaga na Supercopa da modalidade.

Preparação vascaína e portões fechados

A equipe cruzmaltina já está treinando no CT Niterói, aproveitando a infraestrutura de alto nível oferecida pelo espaço. Entretanto, conforme determinação da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a partida acontecerá sem a presença de público, com portões fechados.

Foto: Guto Rodriguez

Centro de Treinamento e investimento no esporte

Criado para atender os mais de 30 mil estudantes da Rede Municipal de Educação, o CT Niterói Joga em Rede se destaca como o maior projeto esportivo-educacional já realizado na cidade. O espaço conta com uma quadra de dimensões oficiais e arquibancada para 2 mil pessoas, sendo utilizado para os Jogos Escolares de Niterói (JEN) e outras atividades esportivas estudantis.

Nos últimos anos, Niterói tem ampliado sua infraestrutura esportiva com projetos como:

  • Complexo Esportivo Aída dos Santos (UFF – Gragoatá);
  • Parque Esportivo do Caramujo;
  • CT Joga em Rede;
  • Novo Ginásio Poliesportivo da Concha Acústica, previsto para ser concluído até o final do ano.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que essas iniciativas representam um grande legado para a cidade e reforçou que novos projetos estão sendo planejados caso Niterói e Rio de Janeiro sejam escolhidas como sede conjunta do Pan 2031.

“Já temos uma transformação do ponto de vista da infraestrutura esportiva, mas queremos avançar ainda mais. Vamos criar cinco ginásios educacionais olímpicos, com estrutura de ponta em cada região administrativa. Niterói vai ser um celeiro de atletas”, destacou Rodrigo Neves.

CT Niterói se consolida no cenário esportivo internacional

O CT Niterói Joga em Rede vem se destacando no cenário esportivo, tornando-se referência para eventos de grande porte. Em novembro de 2024, o local entrou no calendário internacional ao sediar o Sul-Centro de Handebol Feminino, que reuniu seleções de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e El Salvador. O torneio foi transmitido para seis países e alcançou mais de 20 mil espectadores. Além disso, o espaço também recebeu o Campeonato Carioca de Handebol.

Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques, a realização de eventos desse porte reforça o impacto positivo do esporte na educação e no futuro dos jovens.

“Ter o Vasco jogando aqui, assim como já sediamos competições internacionais, mostra que o CT Niterói Joga em Rede vai além de um espaço esportivo: é uma ferramenta de transformação para nossos estudantes. O esporte inspira, ensina disciplina e abre caminhos para um futuro promissor”, afirmou Bira Marques.