Futebol

Resultado da eleição do Flamengo: Bap é o novo presidente

Novo presidente vai atuar entre 2025 e 2027.

Bap/Divulgação
Bap/Divulgação

Rio de Janeiro - Os sócios do Rubro-Negro elegeram nesta segunda-feira, 9 de dezembro, Bap como o novo presidente para o triênio 2025-2027. A eleição do Flamengo contou com a participação de aproximadamente 3.500 associados aptos a votar no Rio de Janeiro.

Os candidatos que disputaram o pleito foram Rodrigo Dunshee, representante da situação, e os opositores Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Maurício Gomes de Mattos. No dia 18 de dezembro acontece a posse.

Luiz Eduardo Baptista, o Bap

Atualmente, Bap ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração do clube. Bap foi um dos integrantes da Chapa Azul, grupo responsável pela eleição de Eduardo Bandeira de Mello como presidente do Flamengo, e atuou como vice-presidente de Relações Externas na primeira gestão de Rodolfo Landim. Durante parte do mandato de Landim, Bap integrou o chamado “conselhinho”, grupo consultivo que auxiliava o presidente nas tomadas de decisão. No entanto, ele deixou o grupo devido a divergências com o atual mandatário.

Como vice-presidente em sua chapa, Bap apresenta o advogado Flávio Willeman, que já ocupou o cargo de vice-presidente jurídico durante os dois mandatos de Eduardo Bandeira de Mello.

Novo presidente após eleição do Flamengo

O novo presidente eleito teve 1731 votos. Dunshee teve 1166 votos e Maurício Gomes teve 363 votos. Pela primeira vez, o pleito do Flamengo aconteceu voto eletrônico, com urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A votação também foi acompanhada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

No futebol em 2024, o Flamengo teve um ano que começou ruim e finalizou com a conquista da Copa do Brasil. O técnico Tite comandou a equipe no título do Campeonato Carioca, mas não teve o mesmo sucesso no Campeonato Brasileiro e na Libertadores (caindo para o Peñarol-URU nas quartas de final).

Depois disso, o ex-lateral esquerdo Filipe Luís assumiu a equipe, resgatou o futebol de Gabriel Barbosa, que deixou o clube nesse domingo, e chegou ao título da Copa do Brasil sobre o Atlético Mineiro.

Para 2025, o time de futebol masculino terá Carioca, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e o Super Mundial de Clubes por disputar.