Esportes

Ondas gigantes em Niterói: veja quem dominou o mar em Itacoatiara

Descubra quem foram os campeões das ondas gigantes em Niterói e veja tudo sobre o Itacoatiara Big Wave 2025.

Foto: Tony D’andrea
Foto: Tony D’andrea

As ondas de até três metros deram o tom de adrenalina no Itacoatiara Big Wave 2025, realizado neste domingo (17) em Niterói. O público vibrou com a vitória de Lucas “Chumbo” Chianca e Pedro Scooby, que garantiram o título na categoria Time Masculino. (Vídeo abaixo)

Mesmo lesionado, Scooby encarou a dor e emocionou os fãs ao lado do parceiro. “Eu pensei em desistir, mas quando olhei para o Chumbo, falei: vou dar meu máximo, vou surfar com dor mesmo. E deu certo”, contou.

Chumbo, por sua vez, exaltou a parceria e a superação: “Ele deu sangue, mesmo lesionado, e conseguimos mais uma vitória. Itacoatiara é especial demais!”.

Foto: Tony D’andrea

Michelle de Bouillons e Ian Cosenza brilham nas duplas mistas

Na categoria Mulher-Homem, a vitória ficou com Michelle de Bouillons e Ian Cosenza. A surfista destacou a importância da mãe em sua trajetória: “Desde criança, venho competir aqui. Minha mãe sempre foi minha estrela da sorte. Essa conquista é dela também”.

Já Cosenza ressaltou o valor de Itacoatiara como palco de treinos e conquistas: “É um dos melhores lugares do Brasil para ondas grandes. É sempre especial competir aqui”.

Foto: Tony D’andrea

Resultado oficial do Itacoatiara Big Wave 2025

Duplas Masculinas

  • 1º Lucas Chumbo / Pedro Scooby – 13.85
  • 2º Eric Rebiere / Clement Reseyro – 12.00
  • 3º Dylan Longbottom / Lucas Silveira – 12.00
  • 4º Alemão de Maresias / Lucas Fink – 5.48

Duplas Mistas

  • 1º Michelle de Bouillons / Ian Cosenza – 9.95
  • 2º Summa Longbottom / Dylan Longbottom – 8.75
  • 3º Laura Coviella / Willyam Santana – 6.65
  • 4º Dominique Charrier / Eric Rebiere – 5.80

O impacto do evento para Niterói

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que foi assistir de perto o IBW, ressaltou a importância do campeonato para a cidade:

“A Prefeitura tem que cuidar da Saúde como estamos fazendo com a contratação de mais médicos, da segurança, da educação, mas também, do lazer e do entretenimento. Isso gera desenvolvimento e empregos. Niterói tem a vocação para esportes náuticos, estamos realizando o internacional de canoa Vaa com a participação de 26 países. Realizamos o Big Wave desde 2019. Que outra cidade reúne surfistas do circuito internacional num visual como este? Niterói é uma cidade única. Niterói é inspiradora!”

O secretário executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto, reforçou o peso internacional do torneio:

“O Itacoatiara Big Wave projeta Niterói para o mundo, fortalece nossa economia, impulsiona o turismo e reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Itacoatiara é a nossa Nazaré brasileira e, além de sediar um dos maiores eventos de surf em ondas gigantes, inspira a nova geração de jovens atletas que têm a oportunidade de conviver de perto com seus ídolos no quintal de casa”, disse o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto.


Estrutura, público e premiação

Nesta 7ª edição, o IBW contou com estrutura inédita, área de recuperação para atletas e exposição sobre a história do surfe de ondas grandes em Niterói.

A organização distribuiu R$ 96 mil em prêmios, além de transmitir o evento ao vivo pela Sport TV. O público lotou a praia, transformando o domingo em um espetáculo esportivo e cultural.


Um campeonato que cresce a cada ano

Idealizador do evento, Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, celebrou:

“Além do espetáculo no mar, tivemos uma exposição aberta ao público contanto a história do surfe de ondas grandes em Niterói. A área de atletas foi projetada para facilitar a logística de acesso aos jet- skis bem como proporcionar uma estrutura de recuperação física durante o campeonato”, explicou Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói e idealizador do Itacoatiara Big Wave.