
No domingo, 7 de setembro, a cidade de Niterói será palco de um grande passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. São esperados mais de 3 mil ciclistas que chegarão em grupo, em família ou mesmo sozinhos para pedalar.
A atividade integra a programação do Niterói Bike Fest – Bicicultura 2025 e promete reunir milhares de ciclistas em um percurso de 16 quilômetros.

Largada e trajeto
A saída será às 9h30, no Reserva Cultural, no Centro. O percurso foi planejado para valorizar as paisagens de Niterói, passando por locais icônicos como:
- Orla da Boa Viagem
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
- Praia de Icaraí
- Estrada Fróes
- São Francisco
- Charitas
O trajeto retorna ao ponto de partida, fechando um circuito que combina turismo, esporte e conscientização.
Mobilidade sustentável
O objetivo do evento é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, reduzindo a dependência de automóveis e reforçando a importância da mobilidade sustentável. O Dia Mundial Sem Carro, propõe que a população experimente alternativas de deslocamento como pedalar, caminhar, usar transporte público ou compartilhar caronas.
O Dia Mundial Sem Carro reforça a importância do uso da bicicleta, incentivando as pessoas a deixarem os carros em casa e fortalecendo uma reflexão sobre os impactos da queima de combustíveis no meio ambiente e na qualidade de vida. A data surgiu em 1997, na França, e propõe que, no dia 22 de setembro, as pessoas utilizem alternativas de mobilidade, como andar a pé, de bicicleta, transporte público, ou incentivar a carona. O movimento se espalhou por mais de 740 cidades europeias e ganhou o mundo. No Brasil, a data é celebrada desde 2001.