
Niterói - A cidade de Niterói recebe, até domingo (4 de maio), a 6ª edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master, que chega com recorde de participantes e reforça o compromisso da cidade com o esporte e a inclusão. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Ao todo, são 62 equipes e 646 atletas de diferentes regiões do Brasil, superando todas as edições anteriores em número de inscritos. As disputas ocorrem em quatro ginásios da cidade: o CT Niterói Joga em Rede (Barreto), os colégios La Salle Abel e São Vicente (Icaraí), e o Clube Português de Niterói (Ingá), que passou por reforma recente para receber o torneio.
Com categorias para homens e mulheres a partir dos 30 anos, o campeonato promove o esporte para todas as idades e estimula a longevidade ativa por meio da prática esportiva.
Evento fortalece o turismo e a economia local
Além das partidas, a programação inclui uma confraternização no Praia Clube São Francisco, neste sábado (3), e uma clínica gratuita de basquete com os ex-jogadores Cadum e Israel, campeões pan-americanos em 1997. Outro destaque é a Feira Atípica, promovida pela Casa Atípica e formada por mães empreendedoras de crianças atípicas, com venda de produtos e incentivo à inclusão social e econômica.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do torneio para a cidade:
“Niterói abraça atletas de todas as idades, sejam amadores ou profissionais. Temos o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, inaugurado no ano passado, e iniciativas como o Pesc, Parque Esportivo e Social do Caramujo, que estimulam a participação de crianças e jovens em atividades esportivas, além de muitos locais onde é possível a prática gratuita de atividades, como os complexos do Barreto e da Concha Acústica. Agora, estamos na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, uma candidatura conjunta com o Rio de Janeiro. Antes mesmo do Pan lançaremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, e vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o campeonato também impulsiona o turismo e o comércio:
“Niterói avançou na área de esportes e hoje estamos sediando vários eventos importantes. É crucial você investir no esporte e ver o retorno do público, retorno da rede hoteleira. Esse processo é muito importante para divulgar cada vez mais a cidade.”
Participação inédita do Centro-Oeste
Pela primeira vez, o torneio contará com a presença da Associação de Veteranos de Mato Grosso do Sul (AVBMS), ampliando o alcance nacional do evento. A iniciativa é realizada pela Associação de Veteranos de Basquete de Niterói (AVBN), com apoio da Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM).